Nova taxa em renda variável (fim da isenção de corretagem?)

Rico Investimentos
23/05/2024 às 09:56

A corretora RICO INVESTIMENTOS anuncia a isenção de cobrança de taxa de corretagem em operações de renda variável (em especial, de fundos imobiliários), porém, desde a primeira quinzena do mês de maio, passou a cobrar, sem qualquer aviso, anúncio ou comunicação prévia aos clientes e ao mercado em geral, uma taxa adicional, identificada no campo de "Custos Operacionais" das notas de corretagem apenas como "OUTROS", sem maiores explicações sobre sua origem ou fundamento. Após entrar em contato com o setor de atendimento da corretora, fui informado de que se trata de uma cobrança "para simplificar, e não prejudicar", incidente sobre "taxa operacional, emolumentos, taxa de registro e taxa de liquidação", à razão de 5,9% (cinco vírgula nove por cento). Ou seja, trata-se de uma tarifa oculta que incide sobre as tarifas da B3 (????), uma espécie de "taxa sobre taxa", que teria o objetivo de "facilitar" (o que, exatamente?), portanto notoriamente abusiva.
Ao solicitar o reembolso da aludida taxa, recebi a informação de que essa cobrança AINDA não deveria incidir na corretora RICO (embora isso continue acontecendo até esta data em todas as operações realizadas), mas que já incide na corretora XP (do mesmo grupo). De fato, na área de "Custos Operacionais" do site da XP consta o seguinte: "Buscando simplificar o processo de cobrança, a XP, além das taxas aqui descritas, cobra uma taxa operacional de 5,9% sobre o valor da corretagem, emolumentos e taxa de liquidação." Essa informação não consta do site da RICO.
Embora minha solicitação de reembolso tenha sido inicialmente atendida pela RICO, essa reclamação visa dar publicidade aos demais clientes a respeito dessa cobrança adicional e abusiva, inserida ardilosamente nas notas de corretagem, e recomendar que, diante disso, os antigos e novos clientes repensem, como eu, sua intenção de manter investimentos em corretoras do grupo XP.

10/06/2024 às 11:50

Olá Henrique, bom dia! Tudo bem?

Recebi um retorno aqui do time responsável sobre a solicitação e ela foi concluída.

Encaminhamos também o seu extrato por mensagens privadas.

Estamos lhe enviando essa mensagem pública, mas não se preocupe, caso ainda necessite do nosso auxílio teremos imensa satisfação em ajudar.

Sendo assim poderia responder a mensagem privada que enviamos pra você, por gentileza?

Lembrando que para encontrar nossos e-mails, enviados aqui pelo RA, basta procurar por: automatico@hugme.com.br

Agradecemos sinceramente pela sua atenção e colaboração. Estamos à espera do seu retorno para continuarmos a ajudar da melhor forma possível.

Rico Investimentos.

10/06/2024 às 12:49

A despeito do rápido e excelente atendimento à minha demanda específica apresentada aqui no Reclame Aqui (que gerou, inclusive, o estorno das taxas cobradas sem prévio aviso no mês de maio de 2024) a empresa reiterou que a taxa adicional de 5,9% sobre as taxas de liquidação e emolumentos já cobradas pela B3 estão incidindo (e continuarão a incidir) nas operações de renda variável da corretora RICO (tal como já ocorre na XP, do mesmo grupo), mesmo que ainda não tenha sido informada em seu site ou comunicada previamente aos investidores. Na prática, isso representa o fim da isenção da corretagem tão propagandeada pela empresa, o que, aliada à quebra do vínculo de confiança que eu possuía com a RICO (decorrente da cobrança sorrateira a que me referi na reclamação), me faz manter a intenção de encerrar minha conta na corretora e transferir a custódia dos meus investimentos para outra instituição.

Está com problemas com Rico Investimentos?

Corretoras e Bancos de Investimentos