Problemas com cartão de crédito

Ano passado comecei a experimentar investir. Pesquisei sobre as corretoras e verifiquei que a Rico era bem recomendada para tal.
Obtive ano passado um cartão de crédito na mesma época em que estava em intercâmbio na Europa.
Quando em Janeiro de 2024, se não me engano, comecei a ter questões com a movimentação do meu dinheiro fora do Brasil. Algumas limitações e bloqueios.
Verifiquei que o valor mínimo para não estar em incumprimento deste cartão, o qual passou a ser meu cartão principal, era um pouco mais de 800,00 (oitocentos reais). Então lancei mão de investimentos que estavam na Rico, levando os para a conta digital afim de pagar o cartão e ganhar tempo para contornar os problemas.
O que é certo é: A Rico bloqueou a possibilidade de dipor do meu dinheiro para esta finalidade sob o argumento que seria uma garantia, contida em contrato.
Ora vejamos, logo no mês a seguir o valor para além do incumprimento total passou a exigir um pagamento mínimo de mais de dois mil reais. E eu ainda sem conseguir lançar mão do meu dinheiro.
Então passei a dar prioridade ao que de fato primava pela normalidade.
O que é certo é que, a Rico jã no mês a seguir cobrava mais de 9 mil reais em pagamento integral e apenas davam a oprtunidade de quase duplicar este valor em um parcelamento. Com parcelas de mais de dois mil reais.
E este mês recebi a comunicação de que o cartão estava cancelado, pois havia incumprimento superior a X dias.
Então, vejamos o cenário: A Rico me coíbe de realizar o uso do meu próprio dinheiro investido na corretora para sanar um problema dentro da mesma empresa até que pudesse liberar outros valores e quem sabe até mesmo liquidar um problema menor que nove mil reais.
Indica que este valor que ainda se encontra ainda sob posse da Rico, não sei qual será seu destino, o que para mim indica [Editado pelo Reclame Aqui] indébita.
O que eu preciso?
De uma posição da Rico sobre os valores, que nem é muito mas contornaria o problema.
Uma posição da Rico sobre o problema criado a partir do inadimplemento total.
E sendo possível, uma reavaliação do caso com retroação da situação e reversão do cancelamento do cartão.
Haja visto que naquele momento era menos de hum mil reais. Um Mês a seguir já era o dobre porque não pude contar com o que pensava poder contar a qualquer momento. E de seguida estava com foco no meu intercâmbio, o que causou imenso transtorno e já no mês a sguir era peciso desembolsar quase 10 mil reais.
Penso que com o peso da seriedade da empresa chegaremos a um denominador comum, pois quando me sinto prejudicada de alguma forma insito nos meus direitos nem que para isso precise ingressar em outras esferar quando regressar.

10/05/2024 às 11:57

Olá Lilian, bom dia! Tudo bem?

Recebi um retorno sobre a sua solicitação.

O time responsável verificou que o cancelamento do Cartão Rico ocorreu por inadimplência com um atraso superior a 75 dias.

A fatura com vencimento em 15/01/2024 apresentou um total de compras de R$ 5xxx,30. Contudo, o pagamento não foi efetuado, resultando na inclusão do valor em aberto na fatura subsequente.

Posteriormente, a fatura com vencimento em 15/02/2024 totalizou R$ 9xxx,40, considerando o montante da fatura anterior somado aos lançamentos atuais. Novamente, não ocorreu o pagamento, resultando na inclusão do valor em aberto na fatura subsequente com vencimento em 10/03/2024.

Não foi identificado o pagamento das faturas, com isso acarretou na rotação das mesmas, acumulando compras em atraso juntamente com encargos por atraso e rotativação, chegando ao valor de R$ 10xxx,68.

Gostaríamos de informar que, após 20 dias de atraso, foi dado início ao processo de execução das garantias com o objetivo de reduzir o saldo devedor.

Sugerimos que acesse o aplicativo para verificar o saldo devedor atualizado e negociar, se necessário. Todas as informações detalhadas sobre o saldo devedor estarão disponíveis no aplicativo.

Para iniciar a negociação, acesse a aba Produtos e, em seguida, selecionar Cartão. Dessa forma, será direcionada automaticamente para o processo de renegociação de dívidas.

Após a solicitação do acordo via App, a proposta negociada avaliada pela nossa equipe interna em até 5 dias úteis.

Estou lhe enviando essa mensagem pública, mas não se preocupe, caso ainda necessite do meu auxílio terei imensa satisfação em ajudar. Basta me acionar por aqui.

Lembrando que para encontrar nossos e-mails, enviados aqui pelo RA, basta procurar por: automatico@hugme.com.br

Reforço o compromisso e permanecemos à disposição.

Rico Investimentos.

14/05/2024 às 08:56

Boa tarde,
Sobre as faturas eu tenho ciência. Sobre o cancelamento de igual forma.
O que não foi contemplada na resposta foi os vários contatos que fiz depois de resgatar valores investidos e não conseguir transferir para a conta afim de pagar ainda que o mínimo em janeiro.
Se verificar depois de não conseguir transferir o dinheiro para a conta quando o mínimo ainda estava no valor de pouco mais de oitocentos reais. Entrei em contato para saber o motivo de o valor estar na conta de investimento e não conseguir transferir para a conta de pagamento.
Ao qual me foi respondido que não era possível pois o cartão se encontrava em atraso e este valor seria uma garantia para vocês.
Ou seja, eu queria justamente dispor de uma solução rápida para evitar o inadimplento e vocês bloquearam o dinheiro.
Fiquei extremamente descontente pois no mês seguinte o problema era maior assim bem como o pagamento mínimo.
O que está em causa é o ponto inicial e a retenção dos valores ao pagamento em janeiro, pois o pagamento ainda que em mínimo evitaria o atraso e supostamente o problema.
Por isso peço que seja avaliada de forma seria a situação pois o cliente não pode ser punido por um problema imposto inicialmente pela empresa.
Como indiquei tive bloqueios ocorridos por segurança de outras contas por estar no exterior e não ter deixado ninguém com procuração para resolver.
Por isso precisava dispor de bancos ao qual resolveria supostamente a distância.
Para já estou a solicitar ao banco. Porém no final do ano quando regresso pretendo ir buscar a opinião jurídica sobre o caso pois me senti [Editado pelo Reclame Aqui] ao tentar solucionar o problema e ser impedida.
Espero que não percam tempo em narrar os valores e atrasos pois destes tenho a ciência.
Obrigada

Está com problemas com Rico Investimentos?

Corretoras e Bancos de Investimentos