Zero transparência nos investimentos
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesColoquei saldo em conta pra fazer investimento e comprar ações,, mas não há muita transparência e acabaram me [Editado pelo Reclame Aqui] várias taxas e multas, fiz pedido de compra de ações da Petr3 mas não houve confirmação então fiz 4 vezes,, e 2 dias depois estava com saldo negativo e me cobrando multas,,,,
Resposta da empresa
10/06/2024 às 11:44Olá Maxwell, bom dia! Tudo bem?
Verifiquei aqui para você e ocorreram 3 solicitações de ordem de compra para o ativo PETR3.
Após a compra, o débito ocorre em sua conta Rico no prazo de 2 dias úteis ( prazo da B3 ).
Logo em seguida você realizou a venda de 20 quantidades e depois 10 quantidades.
O seu saldo foi regularizado nos dias seguintes.
A cobrança de multa ocorreu devido ao saldo devedor:
Saldo negativo entre R$ -0,01 a R$ -49,99 – Isento
Saldo negativo entre R$ -50,00 a R$ -999,99 – Multa de R$ 9,90 ao dia, com máximo de 4 dias.
Saldo negativo superior a R$ 1.000,00 – Multa de 1% ao dia sobre o saldo devedor.
Com o objetivo de atender à atual regulamentação sobre o saldo devedor, notadamente ao artigo 12º, inciso I, da Resolução CMN 1655/1989; ao parágrafo único do artigo 1º e artigo 39º da Instrução CVM 51/1986; e o Roteiro Básico do Programa de Qualificação Operacional – PQO, o Cliente que vier a ficar com o saldo em conta negativo por mais de 1 dia útil, estará sujeito a liquidação de ativos de sua carteira (enquadramento pelo Risco) nos pregões seguintes.
Sendo assim, a Rico/XP como corretora não tem autorização para financiar os clientes, conforme artigo 12°, parágrafo I, da Resolução CMN 1655/1989
“Art. 12. É vedado à sociedade corretora:
I - realizar operações que caracterizem, sob qualquer forma, a concessão de financiamentos, empréstimos ou adiantamentos a seus clientes, inclusive através da cessão de direitos, ressalvadas as hipóteses de operação de conta margem e as demais previstas na regulamentação em vigor”.
Isto é, deixá-los em saldo devedor, portanto temos até 4 dias úteis para regularizarmos a conta dos clientes e até 1 dia útil no caso de pessoas vinculadas para não sermos autuados pela CVM, além de apontamentos do Compliance e Auditoria internos.
https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1989/pdf/res_1655_v4_P.pdf
Conforme indicado também no manual de risco da corretora, o saldo em conta não poderá ficar negativo.
Caso você realize operações alavancadas, ou seja, compre mais ativos do que possui saldo em conta, deverá enviar o saldo para a sua conta até a data de liquidação da operação (2 dias úteis) de acordo com a B3. Caso não realize o envio, haverá cobrança de multa sobre o saldo devedor e se não houver a regularização o setor de risco da corretora poderá vender os ativos para regularizar o saldo em conta.
Atenciosamente,
Rico Investimentos
Consideração final do consumidor
10/06/2024 às 15:58Só explicam como tudo funciona depois q te [Editado pelo Reclame Aqui] o dinheiro né.... Deveria haver essa explicação e transparência no início de tudo,,, o q é de interesse do cliente né....
Mas preferem te enganar e depois vem com várias regras e termos blá blá blá,,,, pra falar te roubamos dentro da lei