Máquina de xerox Ricoh com defeito e falta de assistência técnica na garantia

Respondida
Piracicaba - SP
24/02/2026 às 09:29
ID: 241505721
Em agosto do ano passado (2025), comprei, em nome da escola onde trabalho, uma máquina de xerox da Ricoh. A compra foi feita na loja EBAZAR.COM.BR, cujo endereço é *****, através do Mercado Livre. Com apenas dias de uso - uso NORMAL, de escola de porte pequeno - a máquina começou a dar problema. Chamamos o técnico que atende a nossa rede via prefeitura e ele disse que o problema era sério, de superaquecimento (os termistores); ele arrumou, porém disse que se a máquina voltasse a apresentar o mesmo erro (SC553) não teria conserto. Entrei em contato com a loja que vendeu a máquina via mensagem do ML ; a loja disse para entrar em contato com a Ricoh; entrei em contato com a Ricoh via telefone via e-mail pela primeira vez em 24/09/2025. Para resumir, a Ricoh disse que eu tinha que entrar em contato com a loja. Jogo de empurra que todos nós consumidores conhecemos bem. Voltei a falar com a loja, que disse para eu devolver a máquina; o ML não permite essa transação depois de 1 mês da compra, ou seja, não tinha nem por onde conversar sobre possível devolução. Voltei a falar com a Ricoh, expliquei que a máquina estava na garantias e que tínhamos o direito de assistência técnica especializada (incrível ter que escrever isso para a empresa na, sei lá, quinta vez que falava com eles). A única coisa que fizeram foi enviar um link com a lista de autorizadas espalhadas pelo Brasil. Sim, pelo Brasil. Procurei na minha cidade (Piracicaba) e não encontrei nenhuma. No anúncio da máquina fazem questão de destacar a garantia de 1 ano, mas quando realmente precisamos ativar essa garantia, não há assistência que te atenda na sua cidade. Se a cobertura de comercialização das máquinas é nacional, a cobertura de assistência também tem que ser. ou que deixem explícito que você pode comprar a máquina de qualquer lugar do Brasil que ela vai chegar, mas se quebrar você que se vire se não morar em uma capital ou metrópole. Agora estamos aqui com uma máquina - que não foi barata - praticamente parada. Aguardo uma posição da empresa por aqui, pois o contato direto foi pífio. Aliás, até isso é ruim, site confuso, profissionais distantes, assistência totalmente incompatível com o volume das vendas que vêm tendo.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/03/2026 às 14:06
Olá, Priscilla , tudo bem?
Verificamos que nosso depto de garantia já entrou em contato com você e que seu problema está sendo resolvido. Lamentamos pela experiência que teve e agradecemos seu feedback, pois ele nos ajuda a melhorar nossos serviços.
Caso precise de algo mais, seguimos à disposição!
Atenciosamente,
Equipe Ricoh
________________________________________