Gotas de tinta no meu carro após pintura de fachada de condomínio

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

14/03/2024 às 11:50

ID: 184580911

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Algumas semanas atrás verifiquei que meu carro, que estava parado na vaga dentro do meu condominio, apareceu com alguns respingos de tinta. E após alguns dias verifiquei que outros vizinhos tiveram seus carros com as mesmas gotas de tinta.
Entrei em contato com a RKB Engenharia e mencionei o caso á atendente que me passou o telefone do responsável. Ja ligeui e enviei fotos pelo whatsapp e também mandei email para a empresa e até agora não me responderam.
Infelizmente tem empresas que só resolvem judicialmente, então se necessário, o farei, pois isso é um descaso tanto do serviço quanto do atendimento.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/03/2024 às 14:08

São Paulo, 19 de março de *******.
Ao
RECLAME AQUI.
Ref.: Reclamação de respingos de tinta em veículo (14/03/*******).
Prezados Senhores:
Em resposta a infundada reclamação apresentada pelo Sr.
RAFAEL FABRI com relação a ocorrência de respingos de tinta em
seu veículo, esclarecemos o seguinte:
Em 02/12/******* a empresa RKB Engenharia firmou Contrato de
prestação de serviços de lavagem, reparos e repintura geral das
fachadas dos diversos edifícios do Condomínio PORTAL DO
BROOKLIN, onde o senhor RAFAEL FABRI é inquilino do
apartamento 52 do Bloco 21, e por sua negligência e/ou descaso e
falta de respeito as recomendações preventivas de segurança
constantes no referido Contrato, de maneira leviana e irresponsável
atribui a culpa do alegado respingos de tinta em seu veículo a
empresa RKB Engenharia, sem porém nunca ter apresentado
nenhuma prova de que os respingos de tinta se deu por dolo ou
culpa da empresa.
Ademais, o senhor RAFAEL FABRI desrespeitou o que foi
pactuado entre o Condomínio a empresa RKB Engenharia e violou a
Cláusula VI, item 6.11 do Contrato, onde consta expressamente que:
6.11 Durante a execução dos serviços, para evitar
danos em razão da queda de materiais, respingos de
água e/ou tinta, os veículos não poderão permanecer ou
transitar nas garagens externas ou pátios do edifício.
E também, na Cláusula VI item 6.12 do Contrato, consta
expressamente que, a remoção ou proteção dos veículos é de
responsabilidade do Condomínio CONTRATANTE...
Lembrando ainda, que antes de dar início aos serviços a
empresa RKB Engenharia tomou o cuidado de encaminhar ao
Condomínio, um COMUNICADO de alerta aos senhores
condôminos/moradores, contendo entre outros avisos, o seguinte:
Informamos, ainda, que os serviços serão realizados
de segunda a sexta feira, no período das 8,00 as 17,00

horas, portanto, os veículos não deverão ficar em
estacionamentos, pátios ou áreas externas, onde
estejam sendo executados os serviços.....
Assim, a injusta e maliciosa reclamação do senhor RAFAEL
FABRI é absurda e descabida, visto que se houve algum
respingo de tinta em seu veículo, este se deu devido a seu total
desrespeito e desprezo as recomendações de segurança
estabelecidas em conjunto com o Condomínio, as quais visam
exatamente prevenir e evitar este tipo de acidente.
Estamos encaminhando comunicado ao senhor Rafael Fabri,
para que proceda a imediata retirada de sua reclamação junto ao
RECLAME AQUI em razão de sua total ausência de fundamento.
Pelo exposto, solicitamos aos senhores a inserção destes
nossos esclarecimentos em sua publicação, e a imediata retirada da
reclamação que maliciosamente busca manchar a reputação da
empresa lhe causando graves e irreparáveis prejuízos.
Atenciosamente,
Carlos Gallo

Consideração final do consumidor

22/03/2024 às 13:10

Em esclarecimento a suposta resposta da RKB Engenharia, a mesma procurou se ater em clausulas de um contrato que não tenho ciência/posse do mesmo e se ater em difamação em vez de investigar os fatos ocorridos!
Desde o período da contratação do serviço da empresa referida feita pelo condomínio Portal do Brooklin, o condomínio divulgou de forma semanal a colocação de cartazes dispostos nos locais que seriam executada as pinturas de tal forma que, os carros parados em determinado local, não poderiam estar lá.
Quando há carros parados na aérea em que estão sendo executadas serviços, o condomínio entra em contato com o morador para a retirada de seu carro. E, caso o mesmo estivesse ausente, o condomínio coloca uma capa para cobrir os carros.
O condomínio Portal do Brooklin possui câmeras externas que podem verificar que meu veículo sai de segunda á sexta-feira antes das 07h00 retornando após as 18h. Ficando claro que meu veículo não se encontra disposto nos horários em que os serviços de tal empresa de engenharia dizem ser executados.
Entre os dias 11 de fevereiro e 17 de fevereiro viajei com minha esposa deixei meu carro estacionado na lateral do Bloco 20 pois não havia cartazes de qualquer serviço de pintura no local tão pouco o condomínio informou que haveria pintura em tal bloco.
Após o período descrito, percebi as gotas de tinta e meu carro e em outros demais carros que ficaram estacionados na mesma região, conforme fotos em anexo.
Não recebi nenhum aviso ou citação do ocorrido em meu carro sendo que eu que tive que ir atras de esclarecimentos.
Tentei contato diversas vezes com a empresa em questão via telefone, email, celular e com envio de mensagens e imagens via whatsapp/email sem obter algum retorno da empresa. Contato que obtive foi do Sr. Sérgio via whatsapp, do qual também não me retornou após explicar o caso que descrevi nos demais canais de comunicação.
Como tal empresa de Engenharia argumentou, de um contrato que nunca assinei e que também não tenho conhecimento das suas clausulas, o item descrito:
6.11 Durante a execução dos serviços, para evitar
danos em razão da queda de materiais, respingos de
água e/ou tinta, os veículos não poderão permanecer ou
transitar nas garagens externas ou pátios do edifício.
Então a própria empresa descumpria a regra pois havia diversos veículos parados nas vagas externas em diversas áreas dos blocos do condomínio em questão, isto é, a mesma trabalha sem ou com os veículos estacionados em toda área externa.
Se existe a possibilidade de vento, chuva e profissional respingar tinta em carros que estão distantes da área de execução do serviço, não deveria estar estacionado um carro sequer nas áreas externas enquanto ocorrer o serviço.
Penso que uma empresa que vai fazer um serviço de pintura em uma casa com mobília vai pedir a retirada da mobília antes de fazer a pintura. Não vão fazer pintura com a mobília.
Aparentemente para tal empresa de engenharia, conforme a posição do ocorrido, ela se isenta de qualquer responsabilidade e demonstrando o tipo de atendimento/serviço prestado e que, preferiu me caluniar em vez de, ao menos, me atender, ver a situação do carro e resolver a questão de forma pacífica conforme mensagens que enviei a mesma citada!
A minha responsabilidade com relação as datas, locais e horários em que o meu carro poderia estar estacionado nas vagas externas do condomínio sem prejuízo a execução de qualquer serviço foi cumprida! O prejuízo apenas recaiu em um lado da história: em meu carro.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0