Piso com defeito e difícil manutenção: vício de qualidade e recusa de garantia

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Cascavel - PR

31/01/2026 às 13:00

ID: 239392479


Comprei um piso que foi vendido como sendo de fácil manutenção, porém isso não corresponde à realidade, caracterizando vício de qualidade e publicidade enganosa, conforme artigos 30 e 37 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Ao molhar o piso, surgem manchas visíveis, além de defeitos estéticos e de fabricação em diversas peças, tornando a limpeza praticamente impossível, mesmo utilizando apenas pano úmido. Tal situação compromete a funcionalidade e a estética do produto, configurando vício do produto, nos termos do art. 18 do CDC.

Um representante da empresa esteve no local, verificou e constatou visualmente o problema, porém a fabricante está se esquivando da garantia, alegando de forma indevida que se trata de agente externo, afirmação esta inverídica e passível de comprovação.

Ressalto que os produtos de limpeza pós-obra utilizados foram indicados pelos próprios revendedores ROCCA, no estabelecimento onde o piso foi adquirido, afastando qualquer alegação de mau uso, conforme prevê o art. 12, 3 do CDC, que impõe ao fornecedor o ônus da prova.

A recusa em cumprir a garantia caracteriza prática abusiva, vedada pelo art. 39, inciso V, além de violar o direito à informação adequada (art. 6, inciso III) e a boa-fé objetiva (art. 4, inciso III).

Caso o problema não seja solucionado no prazo legal de 30 dias, conforme art. 18, 1 do CDC, irei exigir a restituição do valor pago ou a substituição do produto, bem como acionarei o PROCON e demais medidas cabíveis, inclusive contra a revendedora TK Acabamentos, que responde solidariamente, nos termos do art. 7, parágrafo único, e art. 25, 1 do CDC.

Possuo fotos e vídeos que comprovam os defeitos. O que deveria ser a realização de um sonho tornou-se um grande transtorno ao consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/02/2026 às 10:04

Olá, Sr. Andre.

Lamentamos pelos transtornos enfrentados e agradecemos por compartilhar sua experiência conosco.
Informamos que nossa Assistência Técnica já foi acionada e, em breve, fará contato com você para entender melhor o ocorrido e conduzir o seu caso da forma mais adequada possível.

Sugerimos que fique atento aos canais de contato informados aqui no Reclame Aqui, como telefone e e-mail, para que o atendimento possa ocorrer sem dificuldades.

Pedimos a gentileza de manter esta reclamação aberta até que todas as tratativas estejam concluídas. Em caso de dúvidas, você pode conversar diretamente com nosso time que estará à disposição para ajudar.

Atenciosamente,
Equipe Roca Brasil Cerámica