Multas anteriores ao leilão não resolvidas, impedindo participação em novos eventos

Respondida
São Gonçalo - RJ
05/06/2026 às 15:29
ID: 250612239
Multas anteriores ao leilão não resolvidas
Prezados responsáveis pelo Leilão Rogério Menezes,
Venho, por meio desta reclamação, solicitar novamente a regularização de multas que recaíram sobre veículos adquiridos em leilão promovido por essa empresa.
Após a compra e posterior licenciamento dos veículos, foram identificadas multas referentes a infrações ocorridas antes da data do leilão, ou seja, quando os veículos ainda não estavam sob minha posse ou responsabilidade.
Ao tomar conhecimento dessas pendências, entrei em contato com a empresa por e-mail buscando uma solução amigável. Entretanto, fui informado de que o prazo interno de 180 dias para contestação havia sido ultrapassado, motivo pelo qual meu pedido não seria atendido.
Entendo, contudo, que um regulamento interno não pode afastar os direitos do consumidor nem transferir ao comprador a responsabilidade por infrações cometidas por terceiros antes da aquisição do bem.
Sempre tive interesse e confiança nos leilões da empresa. Tanto que adquiri quatro veículos por intermédio do Leilão Rogério Menezes. No entanto, diante da ausência de solução para esse problema, deixei de participar de novos leilões, pois não me sinto seguro em realizar novas compras enquanto essa situação permanecer pendente.
As multas em questão são:
Auto de infração ***** Código de infração 7455 Veículo Ford Ka Valor aproximado de R$ 130,00 Data da infração: 06/08/2024;
Auto de infração ***** Código de infração 5819 Veículo Audi Q3 Valor de R$ 880,41 Data da infração: 29/04/2025.
As placas dos veículos e demais documentos já foram encaminhados anteriormente por e-mail à empresa.
Reitero que ambas as infrações ocorreram antes da realização do leilão e da transferência dos veículos para minha responsabilidade, razão pela qual solicito que sejam adotadas as providências necessárias para o pagamento das multas ou para a transferência da responsabilidade aos efetivos infratores.
Permaneço aguardando uma solução amigável e definitiva para o caso.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
08/06/2026 às 10:05
Prezado Jayme,
Informamos que sua solicitação está sendo tratada diretamente pelo setor responsável, por meio do canal de e-mail já utilizado nas comunicações anteriores.
Verificamos que a última mensagem enviada pelo setor de Documentação ocorreu em 04/05/2026, às 09h01, contendo orientações necessárias para a continuidade da análise e resolução da demanda. Até o momento, não recebemos retorno a esse contato.
Reiteramos nosso interesse em solucionar a situação da melhor forma possível e permanecemos no aguardo de sua resposta ao e-mail encaminhado, para que possamos dar prosseguimento às tratativas e buscar a solução adequada para o caso.
Seguimos à disposição pelos canais de atendimento.
Atenciosamente,
Equipe Rogério Menezes Leiloeiro