Placa de motor Rossi W Nitro queimou com chuva: falta de orientação e falha em produto novo

Resolvido
Itabira - MG
19/03/2026 às 16:42
ID: 243767015
Placa queimou com chuva falta de orientação e falha em produto novo
Comprei um motor Rossi W Nitro (modelo 19069 com placa inversora Nitro 1024) no mês de janeiro e realizei a instalação no final do mesmo mês.
Em nenhum momento fica claramente informado se o produto é destinado exclusivamente para uso interno ou externo, porém ele é apresentado com proteção IP44, o que leva o consumidor a entender que possui ao menos resistência básica à exposição à umidade e respingos de água.
Já nas primeiras chuvas, o equipamento apresentou falha grave. Ao acioná-lo após um período de chuva, o motor começou a soltar fumaça. Desliguei imediatamente e, ao abrir a tampa para verificação, constatei que a placa eletrônica estava completamente molhada, evidenciando entrada de água em quantidade suficiente para causar a queima do componente.
Se o produto não pode ser exposto à chuva direta ou se exige algum tipo de cobertura adicional, essa informação deveria estar clara no manual e no momento da venda, inclusive com alerta sobre risco de dano. A ausência dessa orientação induz o consumidor ao erro quanto à forma correta de instalação.
Mesmo considerando a classificação IP44, não é esperado que ocorra entrada de água a ponto de encharcar a placa em tão pouco tempo de uso. Isso indica falha de vedação, projeto ou qualidade do produto.
Trata-se de um equipamento praticamente novo, o que torna a situação ainda mais insatisfatória.
Diante disso, registro minha insatisfação e aguardo um posicionamento da empresa com a devida solução para o problema.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
11/05/2026 às 13:23
Quero deixar registrado que a empresa responsável pelo meu motor Rossi resolveu meu problema em relação à placa queimada após infiltração de água da chuva.
Após eu enviar a reclamação e o e-mail detalhando o ocorrido, tive retorno rápido e a garantia foi aprovada em aproximadamente 24 horas. O processo acabou demorando um pouco por conta do envio do equipamento, análise técnica, conserto e retorno da peça, mas o mais importante é que atenderam minha solicitação e realizaram o reparo do produto.
Então deixo aqui meu agradecimento pelo atendimento prestado e pela resolução do problema dentro da garantia.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10