Danos no veículo ao passar pelo pedágio devido à falha na cancela e recusa em fornecer imagens do incidente

Resolvido
Santa Maria - RS
29/12/2025 às 15:51
ID: 236137909
Na data de hoje, 29 de dezembro, ao passar por uma praça de pedágio da referida empresa, mesmo estando com a TAG, a cancela se fechou e acabou esfolando e arranhando o parachoque do meu carro, bem como o paralamas. Não é a primeira vez que ocorre. Solicitei as imagens, mas, com embasamento da lei de proteção de dados me foi recusado, sendo que apenas gostaria de receber a imagem da cancela caindo e danificando o meu carro. Entrei em contato com a empresa, e esta me pediu pra preencher um formulário, bem como pegar 3 orçamentos. Pois bem, sendo honesto, e sendo caprichoso com minhas coisas, como vou pegar 3 orçamentos de empresas boas? Difícil. Outra, me disseram que demora média de um mês para aprovar, se é que vão aprovar. Então, eles causam o dano, querem que a pessoa que sofreu o dano ainda tenha que correr pegar orçamentos, ao invés de pagar na oficina de confiança. Inversão de responsabilidades. Acho até que vão inverter o onus de quem alega (da prova). Por derradeiro, é incrível, tal empresa cobra 5 pedágios, em uma rodovia cheia de buracos e desníveis, utilizando ainda uma ponte do exército brasileiro, ou seja, de material do estado (ao arrepio do que é moral), sendo que utilizo toda a semana enfrentando uma rodovia horrível, e ainda me sujeitando a ficar sob análise se vão pagar o dano que cometeram. Devia é cobrar todas as lampadas queimadas pelos buracos e desníveis e tantos "ovo" nos pneus dos carros. Agora só não acontece comigo pois ando de camionete.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/12/2025 às 17:30
Prezado,
Boa tarde!
Recebemos o seu registro referente ao pedido de ressarcimento devido à queda de cancela sobre veículo.
Informamos que as tratativas sobre esta demanda estão sendo realizadas através de protocolo interno junto ao setor de Ouvidoria da Concessionária, tendo em vista que o usuário entrou em contato também através do 0800 da Concessionária.
Após a análise e verificação quanto à demanda junto aos setores responsáveis, será dado retorno ao usuário através do número de telefone fornecido no momento do contato com a Rota de Santa Maria.
Certos de termos esclarecidos suas dúvidas, agradecemos o contato e ficamos à disposição.
Atenciosamente,
Ouvidoria Rota de Santa Maria.
Réplica do consumidor
29/12/2025 às 18:20
Aguardando resolver.
Réplica do consumidor
05/01/2026 às 20:11
Empresa sem responsabilidade. Não dá retorno dos prejuízos, somente informa que irá analisar. Situação ridícula, nem as imagens quer fornecer. Como uma empresa na função de Administração Pública age dessa forma? Se não me pagarem logo, que é dever de vcs, vou denunciar vcs no Ministério Público. Ridículo.
Réplica do consumidor
05/01/2026 às 20:15
Olha o que eles escrevem no privado:
"Prezado,
Boa tarde!
Acusamos o recebimento dos dados encaminhados via WhatsApp na data de 29/12/2025.
Informamos que eles foram anexados na sua ouvidoria e será enviado ao setor responsável para verificação. Assim que tivermos um parecer, iremos entrar em contato.
Ademais, conforme informado anteriormente, a Concessionária não impede a realização do reparo pelo usuário, isto não interfere na análise da solicitação, contudo, em caso da efetivação do reparo do veículo, deve ser encaminhada Nota Fiscal conjuntamente aos 3 (três) orçamentos mencionados anteriormente.
Ficamos à disposição em caso dúvidas ou esclarecimentos.
Atenciosamente,
Ouvidoria Rota de Santa Maria.
Protocolo: *****"
Moral, estão [Editado pelo Reclame Aqui]. Cobram um monte de 30 em 30 Km, usam ponte do Estado EB, não arrumam uma rodovia que está toda cheia de buracos e desníveis, e ainda falam, se quiser arrumar arruma, depois avaliamos se vamos pagar...
Chinelagem.
Réplica da empresa
07/01/2026 às 10:03
Prezado,
Bom dia!
Conforme informado através de protocolo de Ouvidoria da Concessionária, a demanda permanece sob análise do setor responsável. Assim que tivermos um parecer, iremos entrar em contato via número de telefone do usuário, conforme já está sendo realizado.
Referente à solicitação de imagens, esclarecemos que as filmagens contêm, além da passagem do seu veículo, a passagem de outros veículos e usuários, motivo pelo qual, para preservação dessas informações, em alinhamento com as políticas de proteções de dados (LGPD), elas são armazenadas em registros internos da Concessionária e somente disponibilizadas caso haja necessidade de colaboração com autoridades policiais civis ou judiciárias.
Permanecemos à disposição em caso de dúvidas e esclarecimentos.
Atenciosamente,
Rota de Santa Maria.
Consideração final do consumidor
10/03/2026 às 16:00
Foram efetivos em arcar com a responsabilidade. Sigo usando semanalmente a rodovia, mas continua em péssimas condições próximo a Agudo e Venâncio Aires
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
7