Cobrança de pedágio em rodovia com asfalto irregular e perigoso

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Cuiabá - MT

27/03/2026 às 22:15

ID: 244551341

Na data de hoje, trafegando pela rodovia BR-163, no trecho compreendido entre Rosário Oeste e Diamantino/MT, no sentido de deslocamento para Diamantino, deparei-me com uma situação extremamente preocupante e inadmissível, sobretudo considerando tratar-se de via pedagiada.

Ao me aproximar da praça de pedágio, meu veículo por ser mais baixo passou por uma ondulação no asfalto praticamente imperceptível, porém severa o suficiente para ocasionar um impacto significativo na parte frontal do carro. O choque foi tão intenso que houve a nítida sensação de possível dano estrutural, especialmente nas rodas e na suspensão do veículo.

Ressalta-se que tal irregularidade:
Não possui sinalização adequada;
É de difícil percepção prévia pelo condutor;
Representa risco concreto à integridade dos veículos e à segurança dos usuários da via.

Ao buscar esclarecimentos no local (balcão da concessionária), fui informado de que:
Seria necessário formalizar uma reclamação;
Outros usuários já haviam reportado o mesmo problema anteriormente, o que demonstra ciência prévia da concessionária acerca da irregularidade, sem que tenham sido adotadas providências eficazes.

Adicionalmente, no sentido contrário da rodovia, constatou-se:
Asfalto em estado crítico, com trechos irregulares;
Presença de esfarelamento da camada asfáltica;
Existência de buracos, igualmente incompatíveis com o padrão mínimo esperado de uma rodovia concessionada.

Diante disso, causa estranheza e indignação o fato de que, mesmo com a cobrança de pedágio em valor aproximado de R$ 6,00 por praça , a rodovia se encontra em condições precárias, colocando em risco os usuários.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/04/2026 às 16:41

Prezado Senhor, boa tarde.

Conforme resposta referente ao protocolo n *****, referente às condições do pavimento na BR-364/163, no trecho entre Rosário Oeste e Diamantino, informamos que a concessionária realiza monitoramento permanente das condições do pavimento nesse segmento. Atualmente, atuamos com equipes dedicadas à conservação, sendo:

01 equipe diurna de reparo de pavimento;
01 equipe noturna de reparo de pavimento;
01 equipe diurna para serviços de tapa-buraco.

Essas equipes executam intervenções contínuas com foco na segurança e trafegabilidade da rodovia.

Destacamos que o último mês foi marcado por chuvas intensas e atí[Editado pelo Reclame Aqui], o que impacta diretamente o pavimento, podendo ocasionar o surgimento de irregularidades de forma rápida, especialmente em trechos com alto volume de tráfego pesado.

Ressaltamos ainda que, por questões técnicas e de segurança, não são realizados reparos com pista molhada, pois essa condição compromete a qualidade e durabilidade do serviço, além de aumentar os riscos operacionais. Assim, as intervenções são realizadas assim que as condições climáticas permitem.

Informamos que o trecho entre Rosário Oeste e Diamantino será contemplado com obra estrutural de melhoria do pavimento, incluindo:

fresagem da camada existente;
recomposição com reforço estrutural;
reparos profundos em pontos localizados.

A previsão do início das atividades foi na data de 06/04/2026, com impacto positivo nas condições de rolamento.

Quanto à cobrança de pedágio, esclarecemos que os valores arrecadados são destinados à manutenção, operação e segurança da rodovia, abrangendo serviços como:

conservação do pavimento e drenagem;
roçada e sinalização;
atendimento ao usuário e emergências;
inspeção de tráfego e suporte operacional.

Além disso, a concessão contempla investimentos estruturais relevantes, como duplicação de trechos, implantação de passarelas e melhorias voltadas à segurança viária.

Reforçamos que as manifestações dos usuários são essenciais para a melhoria contínua dos serviços e permanecemos à disposição.

Agradecemos a oportunidade de prestar esclarecimentos.

Atenciosamente,
Ouvidoria Nova Rota do Oeste.