Compra de Veículo com Vício Oculto e Recusa de Devolução pela loja Rota Multicar

Não resolvido
Goiânia - GO
02/04/2026 às 11:39
ID: 245013287
Essa loja pertence as lojas de venda de veiculos da Cidade do Automovel.
No dia 07/03/2026 fui até a loja para comprar um carro, justamente pela segurança de ser uma loja e por precisar dar o meu carro de entrada. Fiz a negociação, todos os pagamentos a vista. Retirei o meu carro no mesmo dia com garantia de revisão do carro pela loja. No dia 09/03/2026 ja entrei em contato para agendar a revisão, e no dia 11/03 registrei via whatsapp que o carro estava apresentando o seguinte defeito: "Pressão Baixao, oleo do motor, favor desligar o motor". Mesmo com muita dificuldade de levar meu carro até a cidade do automovel me protifiquei a levar o carro no dia 12/03, o carro passou o dia com eles e o retorno que tive é: A mensagem não apareceu, o carro está normal. Voltei no fim do dia 12/03 para buscar o carro, e assim que sai da loja ja apareceu a mensagem, gravei o video e enviei para o Sr. Marcos apontado como o proprietário da loja Rota Multicar. Ele respondeu no mesmo dia dizendo que encaminhou o video para o seu mecanico e que me daria retorno. No dia 15/03, apenas 1 semana depois da aquisição do carro, fiquei completamente sem bateria, acionei meu seguro e foram trocar e o mecanico alegou que a bateria não era propria para o carro e que estava zerada, me gerando um custo de 300 reais de troca de bateria. Mandei mensagem novamente para o Sr. Marcos no dia 15/03 que apenas me respondeu no dia 18/03 depois de eu notificar avisando que por falta de retorno iria ao juizado de pequenas causas. A mensagem de defeito "pressao de oleo baixa" ficou persistente durante todos esses dias e so consegui agendamento para levar o carro na sexta-feira 20/03. Nesse meio tempo com receio de dar algum problema mais grave levei o carro a um mecanico para uma avaliação superficial que me sugeriu os possiveis problemas: Cebolinha de oleo suja ja que a bomba de oleo parecia estar jogando oleo pro motor, agua vazando por baixo dos tapetes internos do carro, suspensão fazendo muito barulho, entre outros problemas irrelevantes no momento mediante ao grave vicio oculto do carro. De imediato o Sr. Marcos me mandou um audio alegando que algumas coisas não entrariam na garantia. Na segunda-feira 23/03 entrei em contato para saber do carro e ainda não tinham nenhum diagnostico, o carro permaneceu com eles até o dia 30/03 sem retorno algum por parte da loja do diagnostico do problema. Nesse periodo tive gastos altos com Uber para deslocamento para trabalho, minha irma foi internada e precisei se acompanhante dela durante alguns dias, gerando mais desgate emocional por nao ter acesso ao meu bem de uso essencial (meu carro) entre outros problemas. No dia 26/03 fiz um comunicado de insatisfação para o Sr Marcos, propondo a devolução do carro e o desfazimento do negocio, que me foi negado. No dia 28/03 recebi ligação do Sr. Marcos legando que o carro estava pronto, e que me entregaria na segunda-feira dia 30/03. Dia 30/03 fui no fim do dia buscar meu carro, e ao tentar ligar ja apresentou uma dificuldade, porém ligou. Havia pedido um relatorio do que tinha sido arrumado pelo mecanico porém nao foi me disponibilizado de imediato, apenas tomei conhecimento do que tinha sido feito no meu carro no dia 31/03 quando o Sr. Marcos falou para o proprio mecanico, e o relatorio enviado por whatsapp no dia 01/04/2026. Ainda no dia que retirei o carro 30/03 andei 5 minutos com ele e a mensagem de pressão baixa apareceu de novo, a luz da gasolina acesa mesmo apos o abastecimento e atenção a luz dos farois que haviam sido trocadas no dia 17/03 para vistoria do carro no detran. Novamente mandei mensagem para o Sr. Marcos apontando o que estava acontecendo e me protifiquei a levar o carro no dia 31/03 no mecanico dele, la o mecanico passou uma maquina que apontou um outro defeito que nao era associado ao defeito da pressão baixa, e o mesmo alegou que teria que abrir o motor do meu carro para verificar que provavelmente seria uma retifica. No momento fiquei surpresa com a noticia e sem saber o que fazer ja que estava com viagem programada para Goiania nesta quinta-feira 02/04 e o mecanico disse que não recomendaria eu viajar com o carro assim. Cancelei a minha viagem, e fui tentar entender meus direitos mediante a tantos problemas e transtornos que me foram causados desde a compra desse carro, junto com o relatorio do mecanico que me foi enviado no dia 01/04 que apresentou a seguinte informação: Peças susbstituidas: Bomba de oleo, bronzina mancal, pescador, filtro de oleo e oleo de motor. O que pela meu entendimento ja classifica como defeitos profundos, vicio oculto do carro. Fiz a proposta para o Sr. Marcos de me devolver o valor integral do carro, sem incluir as taxas de transferencias que ja tinha pago, bateria que ja tinha trocado, as minhas despesas com uber no periodo que meu carro ficou inutilizavel etc. Mas o mesmo nao aceitou. Notifiquei a empresa que levarei o carro num mecanico da minha confiança para diagnostico e posteriormente protocolar petição em Juizado Especial, mas resolvi fazer essa reclamação para expor a minha indignação com a empresa, e recomendar que não comprem com eles. Ja que como loja eles tem responsabilidades com o consumidor. Alem de todo o tempo estarem jogando a culpa para a antiga dona, alegando que o carro foi comprado em consignação. Inclusive no relatorio de retirada do carro da loja no dia 30/03 (esta anexo) fica bem explicito que estariam se eximindo de culpa, esquecendo-se que a minha negociação e meu contrato, foi com a Rota Multicar e não com terceiros.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/04/2026 às 16:30
Prezada Sra. Daniele,
A Rota Multicar vem, por meio desta, exercer seu direito de resposta em relação à manifestação publicada, esclarecendo os fatos de forma transparente e responsável, prezando sempre pela boa-fé, legalidade e respeito aos seus clientes.
Inicialmente, é importante destacar que, em nenhum momento a empresa se negou a prestar assistência ou solucionar eventual vício apresentado no veículo adquirido, tendo, ao contrário do que foi afirmado, adotado todas as providências cabíveis dentro do prazo legal previsto no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, que assegura ao fornecedor o prazo de até 30 (trinta) dias para sanar eventual vício.
Desde o primeiro contato da cliente relatando a mensagem no painel do veículo, a empresa prontamente se colocou à disposição, realizou avaliação técnica e solicitou o retorno do veículo para diagnóstico adequado o que de fato ocorreu. Ressalte-se que diagnósticos automotivos, especialmente em relação a sistemas de lubrificação e componentes internos do motor, demandam análise técnica criteriosa e tempo hábil, não sendo possível conclusões precipitadas sem a devida verificação.
Durante o período em que o veículo permaneceu na oficina indicada, a empresa acompanhou o caso e realizou intervenções mecânicas relevantes, incluindo a substituição de componentes essenciais (como bomba de óleo e outros itens correlatos), demonstrando, de forma inequívoca, o compromisso em solucionar a questão apresentada.
Importante frisar que:
O veículo foi regularmente entregue após revisão inicial;
A empresa não se recusou em nenhum momento a atender a cliente, tampouco deixou de prestar suporte;
Todos os atendimentos ocorreram dentro de prazos razoáveis e legais;
A alegação de negativa de solução não corresponde à realidade dos fatos.
Quanto à solicitação de devolução integral dos valores (desfazimento do negócio), esclarecemos que, nos termos da legislação consumerista, tal medida somente é cabível após a concessão do prazo legal de 30 dias para reparo sem solução do vício, o que não se configurou no presente caso, uma vez que a empresa estava e continua atuando ativamente na tentativa de resolução.
Adicionalmente, ressalta-se que eventuais diagnósticos realizados por terceiros, sem o acompanhamento técnico da empresa, não possuem o condão de afastar o direito do fornecedor de proceder à análise e reparo por sua própria equipe ou parceiros técnicos, conforme previsto em lei.
A Rota Multicar reitera que atua com seriedade no mercado automotivo, prezando pela transparência e responsabilidade, e lamenta que a situação tenha sido exposta de forma que não reflete integralmente os esforços empreendidos pela empresa na resolução do caso.
Por fim, a empresa permanece à disposição da cliente para continuidade do atendimento, dentro dos parâmetros legais, visando a solução definitiva da demanda.
Atenciosamente,
Rota Multicar
Brasília/DF, 02 de abril de 2026
Consideração final do consumidor
02/04/2026 às 16:54
Perda de tempo e dinheiro tentar fazer qualquer tipo de negociação com a loja.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2
Consideração final da empresa
02/04/2026 às 17:32
Diante da intransigência da cliente e dos supostos direitos violados alegados, diante da informação de que ela estará buscando seus direitos na via judicial, a Rota lamenta a atitude da consumidora e informa que seu corpo jurídico também adotará todas as medidas judiciais cabíveis, não obstante ainda permanecer aberta sempre ao diálogo e eventuais acordos.