Rotacerta GPS: Compra de Navegador Lambo Resultou em Travamento Constante e Recusa de Suporte Pós-Venda

Respondida
São Paulo - SP
27/03/2026 às 15:11
ID: 244516825
Boa tarde a todos, no mês 08/25 comprei da empresa Rotacerta gps uma atualização para o navegador IGO, a pessoa que me atendeu me ofereceu o me convenceu a mudar de navegador IGO pra um tal de Lambo, e assim o fiz,me foi enviado um chip para instalar no meu GPS traker. Após instalação o GPS não funcionou, tive suporte técnico remoto e a instalação foi feita com sucesso.Ao usar o GPS tive a surpresa que após alguns minutos de uso ele trava e não tem como fazer mais nada, nem desligar é possível. Com o antigo IGO isso não acontecia.Entrei em contato com a Rotacerta GPS e o atendente falou que quando isso acontecer novamente era pra mim fotografar a tela e enviar para ele que seria resolvido.Isso aconteceu agora que eu usei, fotografei e enviei pelo whatsapp. Uma pessoa chamada Amanda foi quem me atendeu, expliquei o caso e a mesma se recusou a me ajudar remotamente alegando ter acabado a garantia.O caso é que eu paguei e nunca consegui usar. Ela falou que eu teria que comprar uma versão 2026 que é mais leve.Se recusou a me ajudar remotamente.Vou por aqui nesta reclamação print da conversa para mostrar a veracidade da conversa. Desde já não índico pra ninguém.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/03/2026 às 18:43
"Olá, Sou a Gabriela e vou te atender hoje.
Lamentamos que sua experiência não tenha sido satisfatória, mas precisamos esclarecer os pontos técnicos e legais para que a situação fique clara para o senhor e para todos os usuários da plataforma.
Verificamos que sua aquisição foi realizada em agosto de 2025. Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal para este produto é de 90 dias, período que se encerrou em novembro de 2025.
Sobre os pontos mencionados, é importante destacar de forma simples:
O Problema está no Aparelho (Hardware): O senhor utiliza um GPS com tecnologia de mais de 10 anos atrás. Para um leigo entender: é como tentar rodar aplicativos modernos em um celular muito antigo. O aparelho não tem memória RAM suficiente para os mapas e radares atuais, que são muito mais pesados do que os de antigamente. O 'travamento' não é um defeito no nosso software, mas sim o seu aparelho que fica com a memória cheia.
A Analogia do Computador: O seu GPS utiliza o sistema Windows CE. Para facilitar o entendimento, ele funciona como o Windows de um computador comum. Cada vez que o senhor usa o GPS, ele cria um histórico de navegação que vai ocupando espaço. É como um PC que nunca passou por uma limpeza: com o tempo, ele começa a travar. Por isso, orientamos o senhor a apagar a pasta 'save' dentro da pasta 'igo8'. Isso não apaga o mapa, apenas faz uma 'limpeza de arquivos temporários' para o aparelho voltar a rodar leve e dentro da sua normalidade.
Suporte e Nova Versão: Mesmo fora da garantia, enviamos o passo a passo para o senhor mesmo fazer essa limpeza e continuar usando a versão 2025. O que não é possível é o envio gratuito da Versão 2026, pois mapas novos possuem custos de licenciamento e são produtos diferentes do que o senhor comprou anos passado. O suporte por acesso remoto também é um serviço exclusivo para produtos na garantia ou novas contratações, ou seja, o senhor pediu para empresa prestar um serviço via acesso remoto ou trocar a versão do navegador sendo que o mesmo esta fora da garantia e a empresa não tem nenhuma responsabilidade legal após o devido prazo.
Reforçamos que, no mercado de GPS, saem duas versões de mapas por ano. Em aparelhos limitados e com sistema antigo como é o seu caso específico com esse modelo , essa limpeza de memória ou a atualização periódica são fundamentais. Sem isso, o aparelho simplesmente não aguenta o volume de informações geradas.
Seguimos à disposição para tratar pelos canais oficiais da empresa. Reiteramos que não faremos o envio da versão 2026, pois não foi o produto contratado, nem realizaremos novo acesso remoto; as orientações enviadas já são uma cortesia de suporte, visto que o acesso remoto não consta em contrato e é uma decisão técnica da empresa. No seu caso anterior, o procedimento foi realizado pois, além de o produto estar na garantia, envolvia um item físico (cartão micro SD), o que nos dá um respaldo técnico e de segurança maior para intervir.