Inquilina causa problemas de segurança e higiene, imobiliária negligente.

Respondida
São Paulo - SP
26/02/2026 às 09:16
ID: 241729093
Após a locação de uma casa em Colônia, eu e outros dois vizinhos estamos enfrentando sérios problemas com a quarta inquilina da residência.
A inquilina utiliza o muro da casa como entrada, pulando para dentro da residência e permitindo que diversos convidados façam o mesmo.
Já ocorreu de utilizarem um dos carros da garagem como apoio para pular o muro, trazendo risco de danos materiais e à segurança dos moradores.
A residência está sendo usada para armazenamento de lixo, o que gera mau cheiro, proliferação de insetos e risco à saúde pública.
Há constante fluxo de pessoas entrando irregularmente pela casa, que ao serem questionadas afirmam morar na residência 4.
A inquilina já protagonizou episódios de brigas com outros moradores, demonstrando comportamento agressivo e desrespeitoso.
Em situação extremamente grave, já foi registrado que a mesma ateou fogo em lixo reciclável dentro da residência, colocando em risco todos os vizinhos e suas propriedades.
Tudo isso já foi devidamente repassado à imobiliária Roitina, destacando os riscos à segurança e ao bem-estar dos demais moradores. No entanto, a única resposta recebida foi que a inquilina não possui pendências financeiras com a imobiliária, razão pela qual nenhuma providência seria tomada.
Essa postura demonstra negligência e falta de responsabilidade da imobiliária, que ignora os riscos eminentes à integridade física e patrimonial dos demais moradores, limitando-se a avaliar apenas a situação contratual da inquilina.
Solicito providências imediatas da imobiliária Roitina para resolver a situação, garantindo a segurança e tranquilidade dos demais moradores.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/06/2026 às 16:27
Prezada Erika.
Entendemos a sua preocupação e lamentamos os transtornos relatados. Informamos que as tratativas sobre o caso já foram realizadas de forma particular, diretamente com os envolvidos, buscando os esclarecimentos e encaminhamentos cabíveis dentro da nossa esfera de atuação.
Conforme já informado, os relatos recebidos foram registrados e repassados ao proprietário do imóvel, além de terem motivado notificações formais à locatária. No entanto, a desocupação compulsória de um imóvel não pode ser realizada diretamente pela imobiliária, dependendo da decisão do proprietário e das medidas judiciais cabíveis.
Também orientamos que situações envolvendo risco à segurança, ameaças, danos ao patrimônio, invasão ou perturbação da ordem sejam registradas junto às autoridades competentes, permitindo a adoção das providências legais necessárias.
A Rotina Imobiliária permanece à disposição para intermediar as tratativas relacionadas à locação e seguirá acompanhando o caso dentro dos limites de sua responsabilidade.
Atenciosamente,
Time de Sucesso do Cliente