Apartamento novo entregue com defeitos e sem solução após vistoria prévia

Não respondida
Curitiba - PR
09/09/2026 às 20:59
ID: 258630441
Comprei um apartamento da Construtora Rottas ainda na planta, aguardando por meses a entrega do imóvel para finalmente poder sair do aluguel e me mudar para o meu próprio apartamento.
Antes da entrega das chaves, por precaução, contratei uma engenheira particular para realizar uma vistoria técnica no imóvel. A vistoria foi realizada em abril e o apartamento foi reprovado em diversos pontos, com várias irregularidades devidamente identificadas e registradas, inclusive com relatório fotográfico.
Entre os problemas encontrados estão:
* piso com pontos ocos;
* portas riscadas e danificadas;
* problemas em esquadrias e portas-janelas;
* esquadrias sem regulagem;
* quadro de janela torto;
* paredes sem acabamento;
* problemas no acabamento junto ao guarda-corpo;
* revestimentos com problemas;
* interruptores e acabamentos elétricos sujos e com resíduos de tinta;
* marcas e falhas de pintura;
* respingos de tinta em portas;
* entre diversas outras pendências apontadas no relatório de vistoria.
O que considero absurdo é que, mesmo tendo sido realizada a vistoria ainda em abril, a situação praticamente permaneceu a mesma.
As chaves do apartamento foram entregues em 31/08. Não foi realizada uma segunda vistoria antes da entrega e, até onde fui informada, também não houve qualquer comunicação clara sobre uma nova vistoria para verificar se os problemas apontados anteriormente haviam sido solucionados.
Ao entrar no apartamento após receber as chaves, constatei que diversos pontos que estavam demarcados na primeira vistoria continuavam exatamente como estavam meses atrás. Ou seja, não houve uma solução efetiva para várias das irregularidades apontadas.
Agora, a orientação que recebi é para aguardar um prazo de até 90 dias para que os reparos sejam realizados.
Como devo simplesmente aceitar esperar até 90 dias com um imóvel que já foi entregue apresentando problemas que foram apontados há meses, antes mesmo da entrega das chaves?
Um dos exemplos mais preocupantes é o piso oco. Se for necessário quebrar e substituir revestimentos depois que eu estiver morando no apartamento, como será feito esse serviço? Terei que morar em um apartamento recém-entregue convivendo com obras, poeira, barulho, retirada de pisos e demais transtornos?
Além disso, atualmente moro de aluguel e estou aguardando a liberação do apartamento para poder me mudar. Não faz sentido eu receber as chaves de um imóvel novo e, em vez de poder me mudar, ter que aguardar até 90 dias para que a construtora corrija problemas que já eram conhecidos desde abril.
Estou extremamente decepcionada com a situação. Comprei um imóvel novo justamente esperando receber um apartamento em condições adequadas de uso e acabamento, e não um imóvel que precisa passar por uma série de reparos depois da entrega.
Solicito que a Construtora Rottas reveja esse prazo, informe quais providências serão tomadas e apresente um cronograma efetivo para a correção de todas as pendências apontadas na vistoria, preferencialmente antes da minha mudança para o imóvel.
Tenho relatório de vistoria técnica e registro fotográfico das irregularidades, inclusive das situações que permanecem sem solução.
Espero uma solução concreta e rápida, pois estou falando de um apartamento novo, recém-entregue, comprado na planta, e não de um imóvel antigo em que problemas seriam esperados.
Rottas, aguardo uma posição e, principalmente, a solução dos problemas já apontados. Não considero razoável receber as chaves e ter que esperar até 90 dias para que sejam corrigidas irregularidades que já deveriam ter sido solucionadas antes da entrega.