Vendi um imóvel da Leona Ferraza e minha cliente está sendo impedida de receber as chaves!

Respondida
Poá - SP
26/02/2025 às 16:03
ID: 210760069
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesSou corretora de imóveis e efetuei uma venda em dezembro junto ao canal de parceria da Leona Ferraza, tenho informações salvas com contato de dentro da equipe de Vendas da Leona Ferraza que era possível vender sem o fiador, nas palavras do gerente de parceria "traz o cliente que damos um jeito", a cliente foi avaliada e aprovada, escolheu a unidade e durante o processo foi informada que precisaria enviar a documentação de dois fiadores conforme contrato mencionava, porém, a construtora só avalia essa documentação após o cliente assinar o financiamento, fazendo com que o cliente fique amarrado com o imóvel, e caso o fiador seja reprovado eles já estão com o financiamento em mãos (tendo em vistas eles demoram muitos dias para enviar devolutiva negativa). Exponho aqui minha idignação como corretora que trato meus clientes com respeito e me sinto tão [Editado pelo Reclame Aqui] quanto o cliente pela Leona Ferrazza, a cliente já esgotou as possibilidades de fiadores (todos foram recusados) e a construtora segue com o dinheiro do financiamento no bolso!
Compartilhe
Resposta da empresa
19/03/2025 às 12:52
Prezada Camila Aparecida Nunes,
O RECLAME AQUI se destina a consumidores e a estes é oferecido um canal de soluções rápido e seguro.
A demanda, entretanto, foi originada por uma profissional, colaboradora terceira da empresa (conforme relatado na reclamação), que se diz indignada com as práticas comerciais adotadas por nós da incorporadora.
Antes, porém, de prestar o serviço de corretagem, a profissional precisa conhecer a política da construtora, conhecer seu contrato e demais documentos envolvidos na transação imobiliária, agir com diligência para, somente a partir daí, exercer sua atividade remunerada, conforme preconiza o CÓDIGO DE ÉTICA do Conselho Regional dos Corretores de Imóvel (CRECI), ao qual a reclamante está vinculada.
Esta construtora não comercializa unidades habitacionais diretamente a seus clientes, o que, por força de lei, deve ser feita por profissional de vendas, devidamente habilitada pelo CRECI, a quem compete fiscalizar a profissão e seus profissionais.
Tentar transferir para a construtora a responsabilidade pela venda e pela leitura atenta do contrato de compra e venda e respectiva explicação ao cliente é um erro acintoso de desinformação.
O link, pois, desta reclamação foi encaminhada ao respectivo conselho de classe, a quem compete abertura de processo de apuração de responsabilidade, tanto na esfera administrativa quanto civil, se for o caso.
Att.
RPI Empreendimentos Imobiliários Ltda.