Cobrança Indevida e Práticas Abusivas

Não resolvido
São Paulo - SP
19/05/2025 às 12:23
ID: 217441103
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesDurante meu acompanhamento com o nutrólogo na Clínica ***** em outubro de 2022, fui informado de que todos os custos dos exames seriam cobertos pelo meu convênio através de reembolso assistido. A clínica solicitou meu login, senha e outros dados necessários para esse processo, garantindo que não haveria custo adicional.
Realizei diversos procedimentos na clínica, desde consultas até exames de sangue e eletro, todos na Clínica *****. Em nenhum momento fui informado ou visitei o laboratório S'agapo. Mais de dois anos depois, recebi uma cobrança abusiva de mais de R$ 11.000,00 por exames de sangue que o convênio não reembolsou.
Para agravar a situação, o laboratório S'agapo entrou em contato, oferecendo uma negociação: reduzir a dívida de R$ 11.000,00 para R$ 5.000,00. É clara a má-fé por parte da empresa S'agapo, que tenta transferir a responsabilidade para a clínica, alegando que são apenas um laboratório. No entanto, estão envolvidos no mesmo esquema, já que conhecem os procedimentos da clínica ***** e só entraram em contato após dois anos para informar uma dívida que eu não reconheço.
Não posso ser responsabilizado pela devolução negativa do reembolso, já que fui previamente informado de que não haveria cobrança além do convênio. Todos os meus procedimentos foram realizados via convênio e na Clínica *****.
Essa situação fere o Código de Defesa do Consumidor, em especial o artigo 39, inciso III, que proíbe que o fornecedor exija do consumidor vantagem manifestamente excessiva, e o artigo 42, que garante que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de juros e correção monetária.
Além disso, a solicitação do login e senha do meu convênio é uma violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula o uso de dados pessoais. O uso indevido dessas informações sem o devido consentimento ou necessidade fere princípios fundamentais da proteção de dados no Brasil.
Não reconheço a dívida e recuso a negociação sobre algo que não deveria recair sobre mim. Minha intenção aqui é alertar outros consumidores para que NÂO se aproximem desse laboratório e se for fazer exames em alguma clinica pergunte o laboratório deles se for S'AGAPO, corram!
Atualmente, estou entrando uma ação legal e oficial para resolver essa situação, que afetou meu nome e minha reputação financeira.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/05/2025 às 09:55
Henderson Augusto Santos Cunha, bom dia !
Gostaria de estar esclarecendo alguns pontos , que não haveria necessidade de ser feito por esse canal.
Primeira questão , não somos clinica médica e sim laboratório. Em relação ao tema da utilização do LOGIN e SENHA , na ocasião você assinou um TERMO DE AUTORIZAÇÃO E COMPLETOU O CAMPO DE LOGIN E SENHA, para que pudéssemos dar entrada no processo de reembolso, lembrando que todos os pacientes tinham a opção de fazer seu próprio reembolso . Durante o ano de ******* houve uma mudança operacional de todas as operadoras de saúde, que sem comprovante de desembolso não há reembolso, determinação feita pelo STJ/SP em *******, por [Editado pelo Reclame Aqui] da má utilização do reembolso por parte dos SEGURADOS/MÉDICOS ESTÉTICOS, para utilização de procedimentos estéticos. Com isso TODOS OS PRESTADORES DE SERVIÇO MÉDICOS DO SISTEMA PRIVADO, FORAM PREJUDICADOS (médicos ,clinicas , tratamentos terapêuticos, laboratórios e outros ), AUTOMATICAMENTE OS BENEFICIÁRIOS TAMBÉM FORAM, com essa mudança os prestadores começaram a solicitar o pagamento do serviço para que o paciente enviasse para a operadora e automaticamente fosse reembolsado , resumo NENHUM PROCESSO DE REEMBOLSO FOI NEGADO, APENAS AS OPERADORAS SOLICITARAM O COMPROVANTE DE PAGAMENTO do desembolso . Outro ponto citado pelo Senhor é a demora do nosso contato, gostaria de lhe pedir desculpas, mas estamos com uma demanda excessiva de pacientes para resolução da questão .
Fico à disposição caso tenha qualquer outra dúvida !
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 10:44
Prezados,
Gostaria de esclarecer alguns pontos fundamentais:
Desconhecimento e Responsabilidade Compartilhada: Em nenhum momento fui informado sobre a existência do laboratório. Todo o processo foi conduzido pela clínica, que solicitou os exames. Se há uma parceria entre a clínica e o laboratório, ambos são responsáveis pela transparência dessas informações. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, artigo 6, é direito básico do consumidor ser informado adequadamente sobre os serviços prestados.
Responsabilização Indevida: Fui instruído a realizar os exames na clínica, que já possuía meus dados e efetuou o processo de reembolso. Desta forma, não posso ser responsabilizado por uma negativa do convênio. Também de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, artigo 14, a responsabilidade por eventuais falhas na prestação de serviço é solidária entre todos os fornecedores envolvidos.
Cobrança Tardia: A prática de cobrança após dois anos, especialmente sem aviso prévio, se configura como indevida. Tal ação pode ser considerada abusiva conforme o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Erros e Mudanças Legais: Caso tenham ocorrido mudanças legais, como a necessidade de comprovante de desembolso, essa informação deveria ter sido comunicada e gerida pela clínica e laboratório, sem ônus ao consumidor. A responsabilidade por adaptar-se à legislação vigente é dos prestadores de serviço, não do paciente.
Reforço que busco apenas a correção das práticas, sem penalizar o consumidor por falhas internas. Estou disponível para resolver a situação de forma justa e coerente com os direitos do consumidor.
Atenciosamente,
Réplica da empresa
20/05/2025 às 11:55
Sr. como você mesmo mencionou , você está disposto a resolver a situação de forma justa e coerente .
Aguardamos sua ligação ao departamento que entrou em contato com você !
Sem mais,
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 12:24
Prezados,
Estou de fato interessado em resolver o problema de maneira justa e em conformidade com os direitos do consumidor. Solicito que meu nome seja retirado do protesto de boletos, pois, conforme mencionei anteriormente, essa cobrança é indevida e infringe o Código de Defesa do Consumidor. Estão requerendo que eu pague por algo que não devo.
Aguardo uma solução rápida para este impasse.
Atenciosamente,
Réplica da empresa
20/05/2025 às 12:30
Sr. Henderson encerro qualquer tipo de comunicação através desse canal , pois todos as suas dúvidas já foram esclarecidas.
Novamente caso queira resolver a questão , solicito que entre em contato com o canal de atendimento .
Obrigado .
Consideração final do consumidor
20/05/2025 às 12:41
A Sagapo tem demonstrado práticas inadequadas ao querer cobrar uma dívida que não reconheço e que nunca assinei, aparecendo mais de dois anos depois sem prévio aviso. A empresa parece estar mais interessada em extorquir clientes, fingindo disposição para negociar dívidas inexistentes. Conforme constatado em avaliações do Reclame Aqui e no Google, a empresa frequentemente gera transtornos ao negativar injustamente o nome das pessoas, aproveitando-se da desinformação dos consumidores. Isso reflete uma intenção duvidosa de obter vantagem indevida.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0