Cobrança indevida por exames não reembolsados devido a falha no processo da clínica SAgapo Medicina Diagnóstica

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/09/2025 às 22:55

ID: 226626695

SAgapo Medicina Diagnóstica.

Cobrança indevida por exames realizados pelo convênio, porém, não reembolsados devido uma falha no processo da clínica.

Prezados(as),

Venho, por meio desta, formalizar uma reclamação referente a uma cobrança indevida realizada por esta clínica/laboratório, SAgapo Medicina Diagnóstica.

No dia 06/12/2022, realizei exames de sangue e Bio/EGG solicitado pelo médico Cardiologista, na unidade localizada no bairro Vila Olímpia. Antes da realização do procedimento, fui informada de que o serviço seria integralmente coberto pelo meu plano de saúde Bradesco, e que não haveria custos adicionais, independente do valor que o convênio cobrisse.
Para o pagamento, a clínica me ofereceu um serviço chamado "Reembolso Assistido", para que pudesse realizar esse serviço, então assinei um Contrato de Prestação de Serviços.

O reembolso, no entanto, foi negado pelo Bradesco Saúde, que informou que o processo foi invalidado por conta da alteração nas regras da ANS. Portanto, a falha no processo de reembolso foi de total responsabilidade da clínica.

A clínica agora alega uma "mudança operacional" nas regras das operadoras de saúde que teria impedido o reembolso. No entanto, o próprio contrato da clínica, na cláusula 1.1, define o objeto do serviço como o "procedimento do pedido de reembolso junto à sua operadora de plano de saúde". Ou seja, a responsabilidade de conhecer e seguir as regras do convênio era da S'AGAPO, como prestadora de serviço, e não minha. A falha no processo foi deles, e não posso ser responsabilizada por isso.

Contudo, em 25/08/2025, recebi uma cobrança o qual não esperava no valor de R$ 5.544,50, referente a esse atendimento, o que considero indevido. Essa cobrança não foi previamente informada, explicada ou autorizada, contrariando o disposto no Código de Defesa do Consumidor.

Em contato com a clínica por meio de WhatsApp, informei que não tenho condições de pagar pelo valor exigido, até mesmo porque no dia dos exames (ano de 2022), me informaram que eu não precisava me preocupar, que tudo seria tratado com o convênio e eu não precisava pagar nada, pois os exames e consulta, seriam reembolsados pelo o convênio e que não se tratava de nada particular. Informei que estou fazendo um tratamento de saúde, o qual estou pagando por fora exames, o qual desde o inicio, o laboratório informou que o convênio não cobre os exames solicitados, diferente da clinica S'agapo. E não tenho nenhuma condição para pagar esse valor indevido.

Hoje 10/09/2025, recebi via e-mail um boleto da clinica, emitido pelo Banco Safra, no valor de R$ 5.335,50 com o vencimento para o dia 16/09/2025.

Além disso, fui notificada extrajudicialmente, com ameaça de protesto do meu nome, o que considero uma prática abusiva.

Minha indignação, é que embora os serviços tenham sido prestados em dezembro de 2022, a clínica só entrou em contato me enviando uma Notificação Extrajudicial de Cobrança, datada 03 de setembro de 2025, quase três anos depois do ocorrido. Isso demonstra a falta de seriedade e transparência no processo de cobrança, que só agora é formalizado após a clínica ter falhado em seu próprio procedimento de reembolso.

Solicito a imediata anulação da cobrança, bem como a retirada de qualquer apontamento em órgãos de proteção ao crédito, caso este tenha sido realizado.


Compartilhe

Resposta da empresa

30/10/2025 às 15:07

rezada Sra. Erica Santos , Boa Tarde
Considerando as diversas tentativas de contato sem êxito, encaminhamos, para ciência e providências, os boletos correspondente ao valor real da nota fiscal, todo com vencimento em 16/09/*******, contendo instrução de protesto em caso de inadimplência.



1. Da mudança nas normas da ANS
Durante o reembolso houve alterações normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que passou a exigir o comprovante de desembolso como condição para https://*******, conforme regulamentação vigente, caso o paciente não tenha efetuado pagamento direto ao prestador de serviços, não há direito ao reembolso por parte do plano de saúde.

2. Da comprovação contratual
Os exames foram realizados pela pelo laboratório, conforme documentos comprobatórios e termo de prestação de serviços devidamente assinados por V.S..O laboratório cumpriu integralmente o contrato, executando os exames conforme o pedido médico e a prévia do plano de saúhttps://******* tentativas de reembolso foram devidamente protocoladas, sem êxito, por motivos alheios à vontade da prestadora de serviços.

3. Da proposta de acordo
O valor total atualizado é de R$ 5.*******,50, contudo, visando a resolução amigável, o Grupo Sagapo oferece 50% de desconto, totalizando R$ 2.*******,25 para quitação integral.Permanecemos abertos a contrapropostas, reafirmando nosso interesse em resolver a questão de forma conciliatória e extrajudicial, evitando medidas mais gravosas.
Entretanto, não ouve manifestação até a data de vencimento dos boletos, o protesto foi realizado, e a cobrança poderá ser encaminhada à esfera judicial, com a devida comprovação documental das prestações de serviços e do inadimplemento contratual.

4. Da auditoria e contato
Informamos, por fim, que o Grupo Sagapo está sob auditoria interna desde março de *******, razão pela qual todos os pacientes com pendências semelhantes estão sendo contatados gradualmente.O atraso no contato decorreu do elevado volume de casos, não implicando em qualquer renúncia de direito por parte da empresa.

Dessa forma, solicitamos o retorno de V.S. para formalização do acordo ou indicação de eventual https://******* objetivo é resolver de forma justa e transparente, evitando o prosseguimento de medidas administrativas e judiciais.
Atenciosamente,Rosangela Eleutheriou
E-mail: ******* ou cel.******* whatsapp