Cobranças indevidas e desorganização após atendimento médico e exames

Não resolvido
São Paulo - SP
29/10/2025 às 21:11
ID: 230586327
No dia 13/07/2022 passei em consulta com a Dr *****.
Na recepção fui informada que não haveria custo algum pois eu possuía convênio e o valor a ser reembolsado deveria ser repassado a eles ( se o reembolso fosse de 1,00 ou de 1.000,00 isso não fazia diferença, eu não teria nenhuma cobrança).
Eu passei em consulta com minhas filhas e meu esposo passou em consulta posteriormente.
A doutora pediu uma bateria de exames e eu iria realizá-los no laboratório no qual já estou habituada contudo, por insistência da equipe e também pela comodidade me convenceram a realizar os exames bem como minha família também.
Os exames seguiam a mesma lógica de pagamento, o convênio reembolsava e eu transferia o valor.
Inclusive ele pediram meus acessos para que eu não tivesse que me preocupar em solicitar o reembolso.
Depois de meses precisamente em 27/02/2023 diz os repasses de reembolso em nome do meu esposo .
Em 05/04/2023 alegaram que o convênio não havia feito nenhum repasse da minha filha e simplesmente falaram que iriam me processar por 250,00 eu fiquei extremamente nervosa e estava no meio do meu trabalho de prontidão fiz o pagamento mesmo não sendo isso o acordado.
Depois falaram que havia uma quantia pendente ainda da minha filha no valor de 465,75, mais uma vez eu paguei o valor enviando o pix para a empresa ZOI JK.
Em 27/06/2023 recebi um email de cobrança por parte do grupo Sagapo.
Acionei a pessoa que tratava desses assuntos comigo pelo telefone ***** ela me pediu desculpas e disse que havia cancelado os boletos recepcionados por e-mail
Alegaram que todo o processo do meu esposo havia sido finalizado
Em 17/03/2023 A ***** do departamento Jurídico do Grupo Sagapo me acionou pelo telefone *****, simplesmente me passou um valor total em aberto a pagar de R$ 10.500,51.
Como alguém passa em atendimento em 13/07/2022 recebe uma cobrança quase 6 meses depois e só consegue a nota do serviço prestado em 18/01/2023 sem nem se quer ter tido a chance de abater do imposto.
Uma desorganização sem fim, pessoas que ao ver agiram de [Editado pelo Reclame Aqui].
E fica um jogo de empurra empurra aí é com a Xoi, aí é com a Sagapo
É assim o tempo se passa e eu estou com um protesto e sem ter com quem falar.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/10/2025 às 10:04
Bom dia Sra. Luciane EspinosaAssunto: Regularização de pendência financeira Procedimentos laboratoriais realizados em 13/07/*******
Prezada Sra. Luciane, bom dia.
Considerando as diversas tentativas de contato sem êxito, encaminhamos, para ciência e providências, os boletos correspondentes aos valores reais de cada nota fiscal, todos com vencimento em 10/03/*******, contendo instrução de protesto em caso de inadimplência.
Os referidos boletos correspondem aos seguintes procedimentos realizados em 13/07/*******:
* Luciane Espinosa Guia 2/******* Exames de USG R$ 2.*******,00
* Luciane Espinosa Guia 2/******* Exames de sangue R$ 5.*******,01
* Raquel Espinosa Guia 2/******* Exames de USG R$ *******,50
* Rebeca Espinosa Guia 2/******* Exames de sangue R$ 1.*******,00
Total em aberto: R$ 10.*******,51 (dez mil quinhentos reais e cinquenta e um centavos).
1. Da interrupção do reembolso assistido
O reembolso assistido foi interrompido em razão da ausência de retorno por parte de V.S., conforme registros de contato.Ressaltamos que o reembolso era assistido, isto é, a equipe do Grupo Sagapo prestava todo o suporte necessário ao paciente para a tramitação junto ao plano de saúhttps://*******ós o restabelecimento do contato, a senhora informou que estava acompanhando um familiar hospitalizado; à época, os boletos haviam sido emitidos, mas foram cancelados para que fosse possível retomar o processo de reembolso.
2. Da alteração de categoria do plano
O segundo motivo para a não liberação dos valores refere-se à alteração de categoria do plano de saúde, o que resultou na não aprovação do reembolso dos procedimentos.Ressalta-se que tal modificação decorre de decisão exclusiva do contratante com a operadora, não sendo responsabilidade do laboratório ou do Grupo Sagapo.
3. Da mudança nas normas da ANS
O terceiro motivo decorre das alterações normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que passou a exigir o comprovante de desembolso como condição para https://*******, conforme regulamentação vigente, caso o paciente não tenha efetuado pagamento direto ao prestador de serviços, não há direito ao reembolso por parte do plano de saúde.
4. Da comprovação contratual
Os exames foram realizados pela Zoi, empresa integrante do Grupo Sagapo, conforme documentos comprobatórios e termo de prestação de serviços devidamente assinados por V.S..O laboratório cumpriu integralmente o contrato, executando os exames conforme o pedido médico e a prévia do plano de saúhttps://******* tentativas de reembolso foram devidamente protocoladas, sem êxito, por motivos alheios à vontade da prestadora de serviços.
5. Da proposta de acordo
O valor total atualizado é de R$ 10.*******,51, contudo, visando a resolução amigável, o Grupo Sagapo oferece 50% de desconto, totalizando R$ 5.*******,25 (cinco mil duzentos e cinquenta reais e vinte e cinco centavos) para quitação integral.Permanecemos abertos a contrapropostas, reafirmando nosso interesse em resolver a questão de forma conciliatória e extrajudicial, evitando medidas mais gravosas.
Entretanto, não ouve manifestação até a data de vencimento dos boletos, o protesto foi realizado, e a cobrança poderá ser encaminhada à esfera judicial, com a devida comprovação documental das prestações de serviços e do inadimplemento contratual.
6. Da auditoria e contato
Informamos, por fim, que o Grupo Sagapo está sob auditoria interna desde março de *******, razão pela qual todos os pacientes com pendências semelhantes estão sendo contatados gradualmente.O atraso no contato decorreu do elevado volume de casos, não implicando em qualquer renúncia de direito por parte da empresa.
Dessa forma, solicitamos o retorno de V.S. para formalização do acordo ou indicação de eventual https://******* objetivo é resolver de forma justa e transparente, evitando o prosseguimento de medidas administrativas e judiciais.
Atenciosamente,Rosangela Eleutheriou
E-mail: *******
Réplica do consumidor
30/10/2025 às 12:32
Eu não fiz alteração no meu plano de saúde tanto que todo o procedimento de reembolso do meu esposo ocorreu em *******%
Parte dos valores de outros examames também foram reembolsados e transferidos
Ressalto que meu esposo foi o último a passar em consulta
Eu afirmo que não fiz nenhuma alteração no meu convênio médico e não entendo o porque da demora para solicitar o reembolso, levou meses
Eu também paguei valores de x cedentes da doutora
Preciso falar com alguém que esteja apto a entender o ocorrido
6 meses para um trâmite de reembolso e muito mas muito tempo mesmo
Consideração final do consumidor
30/10/2025 às 12:33
Me arrependo amargamente por ter entrado nessa clinica
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
30/10/2025 às 15:12
Por favor enviar uma mensagem para cel.*******