RETENÇÃO DE VALORES INDEVIDA

Jandira - SP
09/06/2020 às 17:48

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Boa tarde!
    No mês de novembro de 2019 eu e meu namorado fechamos um intercâmbio para Dublin na Irlanda na unidade da Vila Olimpia - SP, com previsão de embarque para 10/08/2020.
    Escolhemos a escola The English Studio para fazer o curso de inglês com 8 meses de duração, onde consta no contrato os seguintes serviços contratados:
    Curso General English;
    Seguro Médico Obrigatório;
    Taxa de Material;
    Taxa de Registro;
    Taxa do exame Trinity;
    Taxa Administrativa.

Pagamos 25% do valor e o restante teríamos até 1 mês antes do embarque para quitar. No dia 26/05/2020 entramos em contato com a gerente Meire da agência para questionar a situação em meio a pandemia, e ela nos informou que a escola que íamos estudar acabou fechando.
    A escolha da escola foi difícil e levamos em consideração algumas indicações de amigos e familiares que estudaram lá. Então a agência nos deu a opção de estudar em outra escola sem custos adicionais para remarcação nos próximos 12 meses, mas visto o cenário atual optamos pelo cancelamento do intercâmbio.
    Passamos essa informação a ela pelo whatsapp, e a mesma nos informou que teria uma retenção de 30% do valor total do intercâmbio por conta dos serviços prestados, tudo de forma informal, sem nenhuma formalização por e-mail ou comprovação.
    Foi então que solicitamos a ela que nos enviasse os cálculos feitos para terem chegado neste desconto de 30%, e ela informou que solicitaria ao setor financeiro.

Hoje dia 09/06/2020 a agência enviou um e-mail informando que será retido 25% do valor total do intercâmbio pelos serviços contratados, se caso nós não optarmos por adiar o intercâmbio, mas não especificou ao que se refere os valores.
    Então decidimos vir aqui abrir uma reclamação por conta deste valor cobrado por cancelamento, pois houve o fechamento da escola sem o nosso conhecimento.
    Também queremos saber ao que se referente esse percentual de 25% e se ele é mesmo devido, pois ao nosso entendimento só deveria ser cobrado o valor da Taxa Administrativa e da Taxa de Registro da Escola. Os outros serviços (Curso General English, Seguro Médico Obrigatório, Taxa de Material e Taxa do exame Trinity) não foram prestados até o momento, e a agência não enviou nenhum comprovante de que eles tenham sido solicitados.

Queremos resolver esta situação da melhor maneira possível que não prejudique nenhum dos dois lados, visto o cenário atual que estamos vivendo por conta da Pandemia COVID-19. Mas sabemos que oque deve ser feito é oque é justo, e neste caso estamos sendo prejudicados.
    Ficamos no aguardo de um retorno com os cálculos solicitados.
    Obrigada!

10/06/2020 às 22:41

Prezada Marcia,

Toda a rede S7 tem uma filosofia comum. Todos nós temos paixão pelo o que fazemos e temos grande consciência que trabalhar com intercâmbio é mais do que uma profissão, pois sabemos o impacto que um projeto desses na vida das pessoas e na realização de seus sonhos.

Oferecer uma outra opção de escola do mesmo nível ou até superior sem repassar valores extras a vocês é a primeira opção que é dada, mas entendemos que as circunstâncias fizeram vocês mudar os planos e desistir por completo da viagem.

O nosso consultor da S7 Vila Olímpia prestou toda assessoria à vocês orientando sobre como funciona a vida de um estudante no país que vocês haviam escolhido, passou as opções de escola, fez a intermediação com os fornecedores, a matrícula e a contratação do seguro viagem. O cancelamento destes serviços não anula todo o trabalho realizado pela agência. Os nossos honorários estão previstos em contrato, e temos uma remuneração assim como qualquer outro profissional (advogado, médico etc ).

Ao escolher a S7 Vila Olímpia vocês puderam notar que primamos por ter profissionais experientes em nossa equipe e como toda e qualquer outra empresa temos as despesas envolvidas no processo de venda do intercâmbio.

Este direito a honorários nos está garantido inclusive pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública em sua nota técnica 24/2020.

O valor do contrato firmado por vocês foi de R$ 11.553,22 /por pessoa dos quais R$ 8.099,0/ por pessoa estão em aberto. A S7 Vila Olímpia inclusive os isentou da taxa administrativa da agência na ocasião do fechamento, o que também em cancelamento passaria a ser devida. Porém, como foi dito no início, o nosso maior objetivo é auxiliar os nossos clientes na realização dos seus sonhos e esperamos que vocês possam ainda no futuro realizar esta experiência tão fantástica e que transforma vidas, sendo assim e conforme conversamos, a S7 irá flexibilizar a multa contratual.

Espero que ambos concordem com esta flexibilização e que possamos concluir este caso e pagar o reembolso à vocês o mais breve possível.

Fico no aguardo

Um abraço,

Meire
    S7 Vila Olímpia

Está com problemas com S7 Study?