Contestação de cobrança de água por vazamento oculto em vaso sanitário

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Jacareí - SP

02/07/2026 às 18:55

ID: 252949651

Eu consumidora *****, titular da matrícula n *****, contesta a cobrança das faturas de março a junho/2025, que totalizam um valor abusivo de aproximadamente R$ 4.000,00, decorrente de um vazamento na boia do vaso sanitário. O vazamento ocorreu de forma oculta e imperceptível (fluxo contínuo e silencioso direto para o esgoto), impossibilitando a detecção imediata de forma visual ou sonora. Assim que tomou ciência do volume discrepante, a consumidora providenciou o imediato reparo, sanado em 10/06/2025, fato este inclusive reconhecido pela própria autarquia em resposta ao Processo Administrativo n *****.O SAAE indeferiu o pedido de revisão sob o argumento de se tratar de um segundo vazamento no ano e por não considerá-lo oculto. Ocorre que a aplicação rígida do regulamento interno da autarquia enseja enriquecimento sem causa do SAAE e viola frontalmente o Código de Defesa do Consumidor e o princípio da modicidade tarifária. A cobrança de R$ 4.000,00 por um serviço não usufruído faticamente pela requerente é desproporcional e inviabiliza o sustento de sua entidade familiar.Diante disso, requer-se a concessão de tutela de urgência para impedir a interrupção do fornecimento de água e a inscrição em órgãos de proteção ao crédito, e, no mérito, a revisão dos valores cobrados de março a junho/2025 para que sejam faturados com base na média real de consumo dos meses antecedentes ao vazamento.

Aguardo retorno o mais rápido possível.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/07/2026 às 09:23

Prezada Liliane, bom dia.
Primeiramente, agradecemos o contato e pedimos desculpas pelo transtorno.
Segundo o Regulamento Geral do SAAE Jacareí, disponível para consulta na integra no site https://www.saaejacarei.sp.gov.br/pagina/1012_Documentos-Publicos.html , segue seguintes resoluções:
- Art. 55 Consumos elevados, provocados por vazamentos ocultos nas instalações prediais de água, poderão ter uma parcela da tarifa de água e esgoto considerada como perda extraordinária do sistema público e revisados pelo SAAE, desde que prontamente reparados e eliminados pelo usuário.
5 Nos casos em que o usuário estiver solicitando a segunda revisão por vazamento interno no ano corrente, a revisão será apenas na tarifa de esgoto.

Informamos, também, que o seu processo já foi reaberto para nova análise e revisão, com o prazo de 30 a 60 dias para conclusão, podendo ser prorrogável para igual período, conforme solicitado em atendimento presencial no dia 02/07/2026.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações, entre em contato por um de nossos canais de atendimento:

Telefone e WhatsApp: 0800 725 0330 atendimento das 08h às 20h ( todos os dias)
Atendimento presencial: Rua Miguel Leite do Amparo, 121 Centro Jacareí/SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, entrega de senhas - das 08h às 16h
Chat ou Telegram online: disponíveis em nosso site www.saaejacarei.sp.gov.br