Demora e Burocracia no Conserto do Veículo Após Acidente

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

29/07/2025 às 18:03

ID: 223284639

Sou associado a 1 ano e sempre pago tudo certinho, inclusive quando o sistema de pagamento de vocês falhou, fui atrás para manter o pagamento em dia.

Entretanto, infelizmente um motorista totalmente alcoolizado avançou o sinal vermelho e bateu no meu carro no dia 09 de Julho desse ano, no momento do ocorrido liguei no telefone ***** deles de urgência e logo a ligação não foi atendida, fui conseguir contato apenas 4h depois, e a incrível burocracia pedida na ligação não adiantou de nada, no outro dia tive que entrar em contato novamente em diferentes números, para conseguir dar procedimento no evento, e ter que enviar os mesmos documentos e fotos novamente.

Apresentei para vocês todos os documentos pedios e o B.O do acontecido, pediram um prazo de 10 dias úteis apenas para verificar os documentos e o acontecido, acho um prazo extremamente exagerado, mas a princípio aceitei o prazo da SafeCar, mesmo sendo um período que precisava de agilidade, por eu estar sem carro e precisar dele para trabalhar. Felizmente vocês iniciaram o processo após 6 ou 7 dias úteis, que ainda acredito ser um prazo muito alto, mas como alegam o tempo todo, estão dentro do prazo do contrato que só beneficia vocês.

Seguindo, pediram que eu indicasse uma oficina de segurança, pois não conheciam nenhuma em Uberlândia e indiquei um profissional de total confiança minha, porém vocês não gostaram do orçamento da oficina, alegando que o valor das peças estão acima do praticado no mercado, e alegaram que precisavam de um prazo de uma semana, apenas para procurarem peças mais baratas e aprovarem o orçamento do conserto. Agora, esse novo prazo pedido terminou ontem, segunda feira, e nada de liberarem o conserto, e não dão satisfação nenhuma, eu preciso mandar mensagem quase todo dia, e elas são respondidas após horas, isso as que são respondidas, porque algumas não foram, e pra piorar sem dar informação útil, sempre alegando que o serviço está sendo feito e que estão dentro do prazo desrespeitoso que vocês colocaram no contrato de vocês.

E detalhe, tenho direito a míseros 7 dias de um carro reserva, que os senhores só liberam após o orçamento aprovado, que os senhores não aprovam nunca. Na minha opinião, isso é uma falta de consideração com o associado e com o trabalho dos senhores, que não está sendo eficiente, por descaso, burocracias e foco somente no que é melhor para a associação.

Essa demora e processos burocráticos para tudo que o é necessário para o acionamento do que o associado paga e tem direito ao contratar uma proteção veicular, o correto é um serviço rápido na medida do que é justo para as duas partes, além de disponibilizar disponibilizar um carro reserva para o associado no tempo que durar o processo e o conserto.

Além disso, para piorar, os senhores alegam que eu sequer posso pedir o valor da franquia para o motorista alcoolizado que bateu no meu carro, e causou todo esse transtorno, alegam que isso vai prejudicar os senhores quando forem entrar na justiça contra ele pedindo o valor do prejuízo da SafeCar, sendo que o direito ao seguro pode ser cancelado unilateralmente pela SafeCar caso isso aconteça. Ou seja, a todo momento os senhores se preocupam apenas com os interesses da SafeCar, que tipo de associação de Proteção Veicular é essa, que o cliente não tem direito nenhum, só obrigação, e tudo que tenta conversar com os senhores só recebe resposta que possuem um prazo (beneficiando apenas a SafeCar), isso quando são respondidos ?

Quero apenas celeridade no processo, respeito, transparência e informações claras e rápidas sobre o processo do veículo que adquiri com muita luta e suor, e mereço ter ele de volta com um prazo razoável, pois pago a Associação para isso.

Já tem quase um mês do acontecido e os senhores nem liberam o conserto ainda, nem ao menos um carro reserva, estou tendo que me virar e gastar muito mais para trabalhar, até quando isso vai durar SafeCar ?

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2025 às 08:39

Prezado Sr. Achiles!

Antes de tudo, lamentamos sinceramente pelos transtornos enfrentados após o acidente com seu veículo, e compreendemos a frustração decorrente da situação. Agradecemos por compartilhar sua experiência, pois ela contribui para o aprimoramento contínuo dos nossos serviços e processos internos.

A SAFECAR atua sob o regime de proteção mútua, conforme previsto em seu regulamento de adesão, e todos os procedimentos são realizados dentro dos prazos e critérios ali estabelecidos, com o objetivo de garantir equilíbrio, justiça e responsabilidade na administração dos recursos comuns dos associados.

Após a análise completa do seu processo, informamos que o evento foi aberto com a consultoria técnica credenciada no dia 10 de julho, após sua tentativa inicial de contato via central de atendimento. A documentação necessária foi entregue em 14 de julho, e o veículo foi liberado para a oficina no dia 17 de julho.

Com relação à oficina indicada por Vossa Senhoria, informamos que o orçamento apresentado continha valores de peças significativamente acima dos parâmetros médios do mercado. Em situações como essa, a cláusula 6.5.1.2, do regulamento prevê a possibilidade de a associação realizar cotação própria e busca por valores mais condizentes com a realidade de mercado, sempre com a finalidade de resguardar o fundo comum e evitar prejuízos ao grupo de associados. O processo de análise de orçamento e aprovação do reparo encontra-se em andamento final, e estamos empenhados em concluir o quanto antes.

Quanto ao benefício do carro reserva, o regulamento estabelece que a liberação das diárias limitadas a 7 dias deve ocorrer somente após a aprovação do orçamento, garantindo assim a devida correspondência entre o prazo de reparo e a disponibilização do veículo substituto. Destacamos que não há previsão contratual para antecipação desse benefício antes dessa etapa. Ainda assim, sua observação será considerada e encaminhada à área responsável para futuras avaliações e possíveis melhorias no regulamento.
Sobre sua dúvida a respeito do direito de buscar ressarcimento junto ao condutor causador do acidente, esclarecemos que o regulamento não impede o associado de acionar terceiros, mas orientamos apenas que isso seja feito com cautela e, de preferência, com ciência da associação. O intuito é evitar que acordos particulares prejudiquem eventual ação regressiva judicial movida pela SAFECAR.

Nos solidarizamos com sua situação e reiteramos que sua insatisfação está sendo tratada com seriedade. O compromisso da SAFECAR é com a transparência, o respeito ao associado e o fiel cumprimento das regras que regem a proteção mútua, conforme pactuado em contrato. Em hipótese alguma, há interesse em postergar ou desconsiderar direitos, e sim assegurar que o processo seja conduzido com segurança jurídica e equilíbrio financeiro para todos.

Agradecemos a sua confiança até aqui e seguimos à disposição pelos nossos canais oficiais para esclarecer quaisquer dúvidas ou auxiliar com o que for necessário.

Atenciosamente,
Equipe SAFECAR Proteção Veicular

Consideração final do consumidor

17/09/2025 às 09:20

Teve situações em que houve descaso no atendimento, e muito demora pra resolver as etapas do conserto, que eram justificados alegando que estavam dentro do prazo do contrato, porém os prazos são exorbitantes.

Contudo, o carro foi consertado após aproximadamente 50 dias, um período muito grande, mas foi entregue.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

7