Medicamento manipulado com lote com suspeita de falha na composição e ausência de efeitos terapêuticos.

Respondida
Atibaia - SP
18/07/2026 às 10:09
ID: 254232911
Adquiri medicamento manipulado comercializado pela empresa que se apresenta ao público, em seu site e perfil no Instagram, com o nome Cosmopharma. No entanto, ao verificar os dados cadastrais da empresa, constatei que o CNPJ utilizado está registrado sob a razão social/nome Bio Essencialli. Destaco essa divergência de identificação para que fique devidamente registrada na presente reclamação e para facilitar a correta identificação da empresa responsável pelo fornecimento do produto.
Adquiri dessa empresa medicamento manipulado à base de tirzepatida para utilização em pacientes que já estavam em tratamento há aproximadamente três meses com produto proveniente de outro laboratório e apresentavam resposta clínica satisfatória. Após a troca para o produto fornecido pela empresa reclamada, realizei duas aplicações semanais de 2,5 mg em cada paciente, por via subcutânea abdominal, alternando os lados da aplicação.
Diversos pacientes relataram ausência do efeito anteriormente observado, especialmente em relação à redução da fome. Diante da recorrência das queixas, inclusive realizei uma aplicação do produto em mim e também não percebi os efeitos esperados.
Entrei em contato com a representante da empresa e formalizei a reclamação, encaminhando fotografias do frasco e identificação do lote, além de todas as informações solicitadas para abertura da ocorrência junto ao SAC e análise pela farmacêutica responsável. A empresa informou que o caso seria encaminhado para avaliação e que posteriormente eu receberia um retorno.
Desde então, venho solicitando repetidamente uma posição e uma solução efetiva. Já se passaram aproximadamente 12 dias desde a abertura da reclamação, sem que eu tenha recebido resposta conclusiva sobre a análise do produto, eventual problema relacionado ao lote ou qualquer proposta concreta de resolução.
Solicitei que a empresa apresente uma solução, seja por meio da substituição do produto ou pela devolução dos valores pagos, considerando as reiteradas queixas de ausência dos efeitos esperados e a demora injustificada na resolução do problema.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/07/2026 às 09:45
Prezada, Juliana
A Samana atua há 30 anos no mercado de dermocosméticos, priorizando o desenvolvimento de tratamentos seguros e a plena satisfação de nossos clientes.
Informamos que seu caso já foi encaminhado ao nosso departamento especializado e o contato para a resolução da sua solicitação já está em andamento.
Permanecemos à disposição para qualquer dúvida adicional por meio dos nossos canais oficiais.
Atenciosamente,
Equipe Samana