Cobrança Indevida e Abusiva Após Quitação de Débitos de Imóvel - CredAluga e SANCRUZA

Não resolvido
Contagem - MG
19/04/2026 às 22:17
ID: 246465483
Estou retornando a esta reclamação para relatar um agravamento extremamente grave da situação e um desgaste que perdura, desde quando decidi sair do apartamento.
Após toda a pressão sofrida para pagamento de valores abusivos relacionados à vistoria e pintura do imóvel , valores estes que já foram questionados pela falta de proporcionalidade e possível superfaturamento, realizei o pagamento integral conforme exigido pela imobiliária SANCRUZA repassados á CredAluga, inclusive recorrendo a empréstimos, me colocando em situação de extrema , literalmente extrema vulnerabilidade financeira.
Ocorre que, para minha surpresa e indignação, em 15/04/2026, a empresa CredAluga passou a realizar cobranças insistentes e agressivas no valor de R$ 1.700,00, mesmo após a quitação total do débito anteriormente exigido, pasmem, dois meses depois de pagar um valor altíssimo.
Essa cobrança é TOTALMENTE INDEVIDA.
Além disso:
Não houve transparência no encerramento financeiro da locação;
Não houve comprovação clara de quitação consolidada (Tudo tratado por Whatsapp sem formalização por parte da CredAluga);
Há evidente falha de comunicação entre SANCRUZA e CredAluga ( Muita falha e desorganização, fui cobrado pela CredAluga em nome do atual morador "Bruno")
O consumidor está sendo penalizado por erro interno das empresas (Péssima comunicação)
Isso configura, nos termos do Código de Defesa do Consumidor:
Prática abusiva (Art. 39, V)
Cobrança indevida (Art. 42)
Violação da boa-fé objetiva
Ressalto ainda o grave desgaste emocional e psicológico causado:
Pressão constante para pagamento de valores elevados;
Falta de flexibilidade e diálogo por parte da imobiliária (A gerente fez um contato amistoso, mas sem a intenção de resolução, a parte de relacionamento com o cliente esquece só escutam e problemas é seu);
Postura arrogante e intimidadora por parte da CredAluga (sempre)
Situação que me levou ao uso de medicação para controle de ansiedade;
Cheguei ao ponto de precisar me humilhar para pedir dinheiro emprestado, apenas para cumprir exigências que sequer se mostraram definitivas (tive que pedir abrigo a uma familiar, pois fiquei sem reservas até mesmo para mudança, pois gastei com as pinturas e repinturas reprovadas pela empresa contratada pela imobiliária).
Pergunto de forma objetiva:
Como é possível haver cobrança após quitação?
Onde está o comprovante de encerramento definitivo da dívida?
Por que não houve vistoria final validando o serviço cobrado?
Por que a reprovação foi recorrente até gerar custo elevado?
Há prática sistemática para gerar receita com serviços de pintura?
Exijo:
Cancelamento imediato da cobrança de R$ 1.700,00
Declaração formal de quitação total
Explicação detalhada sobre a origem da cobrança
Garantia de não negativação ou protesto
Apuração interna sobre possível prática abusiva
Caso contrário, levarei a situação aos órgãos competentes e ao Judiciário, inclusive pleiteando indenização por danos morais e materiais. DE VERDADE, ESTOU NO MEU LIMITE EMOCIONAL, PSICOLÓGICO E FINANCEIRO COM VOCÊS!!!!!
Compartilhe
Resposta da empresa
20/04/2026 às 09:36
Olá Ederson,
Sentimos muito pelo desgaste relatado e pela forma como essa situação tem impactado você. Levamos seu apontamento com seriedade e queremos esclarecer os fatos com transparência.
Em relação à questão da pintura, no dia 21/01/2026, em tratativa direta com nossa gerência, foi explicado, inclusive por áudio que não houve êxito na tentativa de negociação para liberação da pintura, uma vez que a proprietária não concordou em receber o imóvel nas condições em que foi entregue ao final da locação, por estar em desacordo com o estado inicial registrado na vistoria de entrada.
Diante disso, conforme previsto em contrato, foi necessário realizar orçamento para regularização da pintura, cujo valor foi devidamente informado a você na época. Também foi esclarecido que:
A cobrança seguiria por meio da garantidora (CredAluga), conforme as diretrizes contratuais;
Havia a possibilidade de pagamento parcial diretamente na imobiliária, caso preferisse;
O valor cobrado tratava-se de indenização pela divergência identificada, não sendo constatada qualquer irregularidade no processo de cobrança, uma vez que ele seguiu o contrato de locação e o contrato firmado com a garantidora.
Reforçamos que, naquele momento, o contato da gerência teve como objetivo prestar todos os esclarecimentos possíveis e buscar alternativas. Caso houvesse qualquer possibilidade de negociação, certamente teríamos conduzido nesse sentido. No entanto, isso não foi viável devido à não aceitação da pintura pela proprietária, justamente por não atender ao padrão de entrega inicial do imóvel.
Sobre a nova cobrança no valor de R$ 1.700,00, entendemos sua preocupação e ressaltamos que, essa cobrança é realizada pela CredAluga, que possui autonomia nos processos financeiros relacionados à garantia.
Continuaremos a disposição para prestar maiores esclarecimentos e auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
Atenciosamente,
Equipe Sancruza Imóveis
Réplica do consumidor
13/05/2026 às 19:34
A cobrança da pintura está sendo realizada de forma duplicada, e tanto a Sancruza quanto a CredAluga têm ciência disso. O que fica evidente é a tentativa de corrigir um erro interno às custas do consumidor final.
Mais uma vez, ressalto que sou justamente a parte mais prejudicada em toda essa situação. Sem o locatário, não existiria o ecossistema de interesses envolvendo imobiliária, garantia locatícia e demais envolvidos.
Deixo registrado, de forma clara e pública: NÃO INDICO e NÃO RECOMENDO os serviços prestados por vocês.
O desgaste emocional, o tempo perdido e o transtorno que estou enfrentando para tentar resolver um problema que não fui eu quem criou são imensuráveis.
A situação não foi solucionada de forma adequada, a continuidade desse assunto ocorrerá em juízo.
Consideração final do consumidor
13/05/2026 às 19:36
[Editado pelo Reclame Aqui] é pouco o que posso dizer, se pudesse diria que são abaixo de inqualificáveis.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
14/05/2026 às 08:43
Prezado Ederson,
Reiteramos que não houve cobrança em duplicidade referente à pintura do imóvel. Conforme já esclarecido anteriormente, o imóvel não foi devolvido nas condições previstas contratualmente, motivo pelo qual a cobrança foi realizada inicialmente de forma amigável.
Diante da ausência de acordo, o acionamento da garantia locatícia ocorreu conforme procedimento previsto e dentro da regularidade contratual.
Lamentamos sua insatisfação e esclarecemos mais uma vez que todas as medidas adotadas foram pautadas na análise da vistoria e nas disposições contratuais aplicáveis.
Dessa forma, consideramos os esclarecimentos devidamente prestados e mantemos nosso posicionamento já apresentado anteriormente.
Caso queira apresentar alguma proposta, nossa gerencia está a disposição no número (31) 99826-6051