Insatisfação com a qualidade da assistência e falhas graves de segurança em CTI - Santa Casa de Belo Horizonte

Em réplica
Belo Horizonte - MG
21/06/2026 às 19:47
ID: 251977069
Meu pai está internado há vários dias na Santa Casa de Belo Horizonte, no CTI do *****, e estou extremamente insatisfeita com a qualidade da assistência prestada. Infelizmente, nossa família tem presenciado sucessivas falhas que demonstram falta de cuidado e atenção com o paciente.
Entre as situações ocorridas, já encontramos uma coberta pertencente a outro paciente sendo utilizada em meu pai, uma tesoura esquecida em suas costas e feridas sem os cuidados adequados. Além disso, no dia de hoje, ao chegar para a visita, meu irmão encontrou o quarto e o leito com grande quantidade de sangue, proveniente da PIA, o que demonstra falha na vigilância e no acompanhamento do paciente.
Trata-se de um ambiente de terapia intensiva, onde se espera máxima atenção, segurança e cuidado. A recorrência desses episódios tem causado indignação, preocupação e insegurança à nossa família. Venho registrar minha indignação com a assistência prestada ao meu familiar durante sua internação. Trata-se de um paciente em estado grave, com comprometimento cardíaco, em uso de aminas vasoativas e necessitando de monitorização contínua e rigorosa.
Em uma das visitas, nos deparamos com sangue saindo da PIA (pressão invasiva arterial), equipamento de extrema importância para monitorar a pressão arterial em tempo real. No monitor, a pressão registrada era de aproximadamente 50x20 mmHg, um valor extremamente preocupante para um paciente em estado crítico. O mais grave é que não havia nenhum profissional próximo ao leito nem realizando qualquer intervenção para corrigir a situação.
Além disso, causa extrema preocupação o fato de um paciente dependente de monitorização contínua ter permanecido sem a devida assistência diante de uma intercorrência tão grave. A ausência de profissionais para avaliação imediata e correção do problema demonstra falhas na vigilância e na segurança assistencial, expondo o paciente a riscos desnecessários.
Outro ponto alarmante é que o paciente encontra-se internado devido a diversos quadros infecciosos, situação que levanta sérios questionamentos sobre a qualidade da assistência prestada e os protocolos de segurança adotados pela instituição.
Consideramos os episódios relatados incompatíveis com o padrão de cuidado esperado de um hospital que atende pacientes de alta complexidade. A sensação transmitida à família é de abandono, insegurança e falta de atenção às necessidades básicas de um paciente gravemente enfermo.
Diante da gravidade dos fatos, solicitamos uma apuração rigorosa dos acontecimentos, esclarecimentos formais sobre as falhas ocorridas e informações sobre as medidas que serão adotadas para garantir a segurança do paciente e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. É uma situação desumana e inaceitável para qualquer paciente e sua família.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/06/2026 às 09:19
Prezada Lidiane, bom dia.
Conforme nosso contato telefônico, informo que a manifestação foi devidamente registrada e encaminhada à área responsável para as devidas análises e tratativas.
Assim que tivermos um retorno, voltaremos a entrar em contato.
Nossos canais oficiais:
Telefone: (31) 3169-3600
E-mail: [email protected]
Estamos à disposição para atendê-la.
Atenciosamente,
Serviço de Relacionamento com o Cliente
Hospital de Alta Complexidade 100% SUS
Santa Casa BH
Réplica do consumidor
24/06/2026 às 20:27
Aguardando o posicionamento