Cobrança indevida e constrangimento em restaurante por insistência da proprietária em cobrar como proteína, mesmo com presença de carboidrato, seguido de recusa e atitude desrespeitosa.

Não respondida
Recife - PE
05/12/2025 às 14:39
ID: 233849471
Fui almoçar no local e montei meu prato com 3 pedaços de frango, 2 de maminha, 2 de bife e uma colher de feijão. Quando cheguei ao caixa, a proprietária, que estava atrás de mim, olhou meu prato e mandou a funcionária cobrar como proteína. Eu respondi que havia feijão, e a funcionária inclusive confirmou que, por isso, deveria ser cobrado como prato normal.
Mesmo assim, a proprietária insistiu e ainda ordenou: Então separa em dois pratos: a proteína e o feijão.
Ao fazer isso, ela admitiu que havia carboidrato no prato, o que, segundo as próprias regras do restaurante, descaracterizaria a cobrança como proteína, revelando que ela mesma estava indo contra as normas que o próprio estabelecimento divulga.
Além de constrangedor, isso é ilegal, já que o consumidor tem direito à informação clara e ao respeito às regras anunciadas. Alterar a forma de cobrança dessa maneira, no improviso, é abusivo e completamente fora de qualquer padrão aceitável.
Perplexo com a situação, esperei por alguns segundos e disse que não queria mais. A proprietária então afirmou: Então pega o prato dele e leva lá pra dentro. Pegou meu prato, saiu com ele e eu simplesmente fiquei sem comer, constrangido e indignado.
Ao sair da loja, olhei para trás e ela ainda me encarava com expressão de reprovação.
Fui imediatamente à administração do shopping registrar uma reclamação formal e estou conversando com meu advogado sobre uma possível denúncia, já que a situação envolve constrangimento ao consumidor e descumprimento das próprias regras de cobrança.
Deixo este relato para que nenhum cliente passe por isso novamente. A proprietária, que soube depois se chamar *****, demonstrou completo despreparo e autoritarismo. Se fosse um funcionário já seria grave, vindo da dona, é ainda mais preocupante.
Uma experiência lamentável, abusiva e totalmente fora das normas. Espero sinceramente que o atendimento e o respeito ao consumidor sejam revistos.