Insatisfação com processo de desocupação e cobranças indevidas

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Florianópolis - SC

24/07/2025 às 10:52

ID: 222883595

Prezados,
Venho por meio desta manifestar minha profunda insatisfação com a forma como está sendo conduzido o processo de desocupação do imóvel que locamos por intermédio desta imobiliária, localizado no bairro Campeche.

Desde o início da locação, identificamos diversos problemas estruturais e de conservação no imóvel. Imediatamente, registrei em fotos e vídeos todas as irregularidades e entrei em contato com a imobiliária, relatando os defeitos encontrados. Infelizmente, mesmo após essa comunicação, nenhuma providência foi tomada por parte da empresa para realizar os devidos reparos.

Agora, no momento da entrega do imóvel, a vistoria realizada de forma terceirizada apresenta informações que não condizem com a realidade do imóvel no momento da nossa entrada. Trata-se de um verdadeiro descaso. Inclusive, um dos pontos mais graves refere-se à substituição do piso da cozinha, que foi feita pela própria imobiliária durante a vigência do contrato, com um material diferente do original. Surpreendentemente, estão tentando nos responsabilizar por essa alteração, exigindo a reposição com um novo piso.

Considero essa situação inaceitável e reforço que temos provas documentais de todo o estado do imóvel no momento da entrada, bem como dos contatos feitos com a imobiliária solicitando providências que não foram atendidas.

Diante disso, solicito que a imobiliária reavalie com seriedade e responsabilidade os apontamentos feitos, considerando as evidências que serão apresentadas, e que cesse imediatamente qualquer tentativa de imputar ao locatário a responsabilidade por danos preexistentes ou intervenções realizadas pela própria administradora.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/07/2025 às 11:57

Olá, Sr Thomas,

Agradecemos por compartilhar seu relato.
Sentimos muito por qualquer transtorno que você possa estar enfrentando e queremos que saiba que estamos acompanhando sua manifestação com atenção.

Neste momento, seu caso está sendo avaliado pelas equipes responsáveis para que possamos entender todos os detalhes antes de qualquer retorno definitivo.

Em breve, entraremos em contato, seguimos à disposição!

Réplica da empresa

05/08/2025 às 11:53

Segue retorno do setor de rescisões.

O Sr. Thomas Henrique não é o titular do contrato de locação, não possui qualquer vínculo contratual conosco, e, portanto, não é nosso cliente. Sendo assim, não reconhecemos legitimidade em suas manifestações ou solicitações.

Além disso, por se tratar de um contrato com cláusulas que envolvem informações financeiras e pessoais, estamos legalmente impedidos de compartilhar qualquer dado contratual com terceiros, conforme previsto na Lei Complementar n *******/*******, que trata do sigilo das operações financeiras, bem como nas normas que regem a confidencialidade contratual entre as partes. Qualquer tratativa será conduzida exclusivamente com o titular do contrato ou seu representante legal formalmente constituído.

No tocante à situação relatada:

O titular do contrato comunicou a intenção de desocupar o imóvel, mas não cumpriu o prazo acordado para desocupação. O locador, de forma amigável e conciliatória, concedeu duas prorrogações para que a entrega do imóvel ocorresse nas mesmas condições em que foi recebido, conforme cláusulas contratuais.

Entretanto, o locatário:

Descumpriu todos os prazos estabelecidos;

Entregou as chaves de forma irregular, diretamente na recepção;

Recusou-se a assinar o Termo de Entrega;

Não realizou nenhuma das correções apontadas na vistoria de saída;

Descartou móveis pertencentes ao imóvel sem autorização do locador;

E, por fim, orientou que qualquer cobrança fosse direcionada à seguradora, alegando que não pretende arcar com os valores devidos.

Reiteramos que estamos atuando com total amparo contratual e legal, e que os débitos existentes decorrem do inadimplemento das obrigações previstas no contrato de locação.

Réplica do consumidor

05/08/2025 às 11:59

Ainda bem que tenho provas de tudo! E audios! Bjs passar bem.

Consideração final do consumidor

05/08/2025 às 12:00

Péssimo!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1