Dificuldade e demora na recarga do cartão de ônibus, falta de informação e atendimento precário

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Santa Maria - RS

01/02/2026 às 16:54

ID: 239452785

Fazer recarga do cartão do ônibus com a ATU é enfurecedor.

Quando você quer fazer a recarga, não existe aplicativo dedicado ou outro jeito conveniente, você precisa fazer um PIX pra ATU, e enviar o comprovante do PIX pro Whatsapp deles, mas o problema já começa antes disso.

1. Antes mesmo de fazer a recarga em si, você NÃO pode verificar quanto de dinheiro você ainda possui no cartão. Mandei um e-mail esses dias para eles para consultar se eu ainda havia dinheiro no cartão, eles disseram que não podiam verificar, que você só pode ver quando já está dentro do ônibus e passando o cartão, pagando a tarifa.

2. Os horários de atendimento são inconvenientes. A ATU fecha as 4 horas da tarde, e se você por acaso quer recarregar seu cartão e mandar o comprovante depois das 4 horas, uma mensagem automática te manda reenviar sua solicitação em um horário comercial, ou seja, a responsabilidade é sua pra receber retorno sobre o dinheiro que você JÁ pagou pra eles com o PIX. Se você pedir a recarga quando a ATU já fechou, vai ter que esperar até o próximo dia, e depois ainda o próximo depois disso, porque aparentemente a recarga não pode ser processada imediatamente.

3. O número do Whatsapp pode mudar inesperadamente, e você só vai ficar sabendo disso se você por acaso estiver andando de ônibus durante a semana e ver um dos pedaços de papel colados na janela avisando. Se você não se der conta disso, pode mandar o comprovante pro número antigo, bloqueado pela Meta, e não receber crédito nenhum, te impossibilitando de pagar a tarifa se você tiver o mesmo azar que eu tive.

4. Eles não te mandarão confirmação se a sua solicitação foi processada ou não. Devido ao (pelo que me contaram) bloqueamento do número de Whatsapp deles pela Meta (E isso leva o indivíduo a se perguntar novamente: Por que diabos usar um método primitivo e inconveniente como esse, e não desenvolver um aplicativo, ou qualquer outro método um pouco mais ortodoxo, pra processar as recargas dos usuários?), eles te avisam que não garantem uma mensagem de confirmação de recarga.

5. O dinheiro demora um dia pra entrar. No momento que sua solicitação de recarga for confirmada, você ainda precisa esperar até o dia seguinte para receber esse dinheiro no cartão. Mais uma camada de inconveniência se você precisa dessa recarga imediatamente. Não estamos mais nos tempos das cavernas, então me expliquem o por quê de parecer cada ano mais difícil recarregar o meu cartão do ônibus, cada vez tendo que passar por mais obstáculos só para poder pagar a maldita tarifa, que ainda por cima foi aumentada de 5,00 R$ para 6,50 R$ ano passado..


Pagamos 6,50 reais de tarifa pra uma empresa totalmente sucateada que parece não se importar um pingo com o usuário que depende desse transporte diariamente.

Compartilhe