PublicidadeIcone publicidade
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Anotação de prejuízo no SCR BACEN mesmo com prescrição de divida

Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Solicito a baixa do registro de prejuízo no BANCO CENTRAL efetuado pelo BANCO SANTANDER no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), que atribuem ao meu histórico o registro um suposto CRÉDITO BAIXADO EM PREJUÍZO, no valor de R$ 10.954,6 (dez mil, novecentos e cinquenta e quatro e seis centavos).

Compartilhe

Resposta da empresa

23/02/2024 às 15:39

Olá Matheus. Boa tarde, tb?

Meu nome é Vanessa e sou a responsável pelo seu atendimento nesta plataforma. Em atenção à sua manifestação, esclareço inicialmente que as dívidas não se extinguem em nenhum prazo.

Assim, temos que a prescrição trazida na Lei (prescreve em cinco anos a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular. Artigo 206, parágrafo 5º do Código Civil) não é extinção de dívida, mas sim o prazo para que a instituição ajuíze ação de cobrança contra o consumidor.

Sendo certo que após os 5 anos pode a cobrança ser feita amigavelmente, pelo prazo que a instituição entender viável (quando não há mais intenção de cobrar, o Banco pode vender a dívida, dando à instituição o direito de cobrar a dívida amigavelmente, por quanto tempo quiser).

Esclareço ainda que o SCR não é um cadastro restritivo e sim de caráter informativo. Trata-se de um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito.
O Banco Santander possui histórico das operações concedidas aos seus Clientes e com base neste histórico, quando há solicitação de produtos ou serviços, haverá análise de crédito para concessão ou não de seu indeferimento, não se trata de restrições ou pendências, mas sim de informações internas.
Continuo à disposição em caso de dúvidas.
IMPORTANTE: Lembramos que a resposta completa também é enviada para o seu e-mail cadastrado no Reclame Aqui. caso necessário atualize-o.
Deixamos nosso canal a sua disposição sempre que precisar!

Atenciosamente,
Equipe Santander! ??

Clique aqui: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/telefones-santander e confira todos os nossos canais de atendimento.

Consideração final do consumidor

23/02/2024 às 17:12

não resolveu

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
0
PublicidadeIcone publicidade

Reputação da empresa:

Regular
REGULAR
6.8/ 10
CompareVer página da empresa

Está com problemas com Banco Santander?

Reclamar
Melhores
Financiamentos
Tire todas as suas dúvidas e confira o ranking das melhores empresas na página exclusiva do Reclame AQUI.
Acesse o ranking
PublicidadeIcone publicidade
PublicidadeIcone publicidade