Cobrança de multa por utilização acima do limite

No mês de maio fiz a utilização do meu limite acima do período de 10 dias, que são previstos como um período sem cobrança, e estava ciente de que pagaria algum valor de juros. Mas para minha surpresa, fui cobrada também de uma taxa extra, que seria uma multa pela utilização do saldo limite SUPERIOR ao meu limite disponível.
Entretanto, entendo que se excedi meu limite o banco não deveria NEM PERTIRMIR que o pagamento que excedia o limite fosse realizado, mas além de permitir, eles ME COBRAM UMA MULTA por isso, sem me avisar!
Não bastasse todo o valor de juros que foi cobrado pela utilização da minha conta.. numa época terrível para nós gaúchos, aonde outros bancos estavam AJUDANDO E ALGUNS NEM COBRARAM AS MULTAS POR ATRASO E MENSALIDADES, o Santander TRIPUDIA na cara dos Porto Alegrenses cobrando tudo o que pode E MAIS UM POUCO.
ALEM DISSO, me dou conta de que desde o ano passado me é cobrado um SEGURO CHEQUE PROTEGIDO que em 2023 girava na casa de 3 reais e esse ano TEM UM VALOR EXORBITANTE DE MAIS DE 22 REAIS!!!!!!!!!!!
EU QUERO SABER AONDE EU ASSINEI A AUTORIZAÇÃO DESSE SEGURO DE FORMA CONSCIENTE E TAMPOUCO SABER QUANDO FOI QUE EU UTILIZEI CHEQUES! POIS O BANCO DEVE SABER QUE NÃO USO CHEQUES E PORTANTO NÃO FAZ NEM SENTIDO!
O plano que eu tinha na minha conta (que era uma conta universitaria) tinha isenção da anuidade se fizesse algumas coisas mensalmente,como ter um débito em conta e utilizar o cartão de crédito.. porém, há meses me cobram quase 60 reais de taxa de conta, e esses requisitos seguem sendo seguidos, gostaria de saber quando esses requisitos mudaram e porque não fui informada deles.
Venho aqui deixar meu relato e EXTREMA insatisfação com um banco que possuo conta desde 2013 e que nesse momento tão difícil para os Gaúchos, ao inves de amenizar a desgraça, faz questão de colocar suas garras e arrancar cada centavo de nós!

16/07/2024 às 10:23

Bom dia, Franciele.
Espero que esteja tudo bem!

Sou o Gabriel, analista aqui do Banco Santander sinto muito pelo ocorrido, a partir de agora sou responsável pelo seu contato e vou auxiliar com todo suporte e atenção a sua reclamação.

O produto ¿Santander Master¿ consiste no benefício de contar com 10 dias (corridos ou alternados) por mês sem juros se você usar o seu limite da conta (o limite de crédito disponível na conta corrente), ficando isento por 10 dias (desde que tenha cadastrado como chave pix CPF ou celular), conforme a regra do produto.

Para maiores informações sobre o produto segue o link https://www.santander.com.br/conta-corrente-pessoa-fisica/servicos/santander-master.

Após analise não identificamos irregularidade, tendo em vista que, de acordo com regras do Santander Master a isenção de juros é de 10 dias (desde que tenha cadastrado como chave pix CPF ou celular), e de acordo com análise em sua conta a utilização do cheque especial no seguinte período de (10/05/2024 a 09/06/2024 foi de 27 dias), acarretando juros saldo utilizados até o limite, juros saldo utilizado período excesso, juros de mora, multa moratória e IOF nos seguintes valores R$ X, R$ X R$ X e R$ X, sendo assim, juros são devidos.

Verificamos que a cobrança ocorreu por excesso de limite na data 10/05/2024 quando houve o debito do juros do período anterior sem provisão de saldo pelo Cliente.

Esclarecemos que caso a conta apresente excesso do limite, mesmo que por menos de 10 dias, haverá a cobrança de juros por excesso calculados pela taxa vigente, sobre o saldo devedor total do dia em que ocorreu o excesso e ainda a cobrança de multa moratória e juros de mora.

A multa de 2% é cobrada sobre todo o saldo quando ele entrar em excesso, e posteriormente, sobre o incremento diário de saldo excedido dentro do período de apuração dos juros. Se o limite estiver vencido, a multa incide sobre o incremento diário de saldo inadimplente. A multa é cobrada de forma incondicional a saldo na data de débito dos juros. Ação prevista em cláusula contratual 62 e 66. Cliente poderá acessar condições e cláusulas contratuais pelo Internet Banking - Conta Corrente - Demais Serviços - Consultar contrato de Conta Corrente.

Salientamos que o IOF - Imposto sobre Operações Financeiras - será cobrado no 1º dia útil de cada mês e trata-se de um tributo federal que incide sobre operações que envolvem crédito, câmbio, seguros e títulos mobiliários. Mesmo que o cliente fique isento do pagamento de juros, por utilizar o Santander Master1 por período menor ou igual aos 10 dias, o IOF sempre será devido e, portanto, será cobrado.

Referente ao seguro CHEQUE PROTEGIDO criamos um novo protocolo X para acatar a sua demanda.

Agora eu quero saber: você ficou satisfeito(a) com o nosso atendimento aqui no Reclame Aqui? Se sim, eu ficaria muito feliz em receber a sua nota de avaliação.

A sua opinião é muito importante para saber onde podemos melhorar.
Posso contar com você? =D

O Santander também coloca à sua disposição outras opções para nos contatar, quando e como desejar, tenha um excelente dia!

Santander cuidando de você!

Abraços.
Gabriel | Reclame Aqui | Santander ♨️

Está com problemas com Banco Santander?

Financiamentos