Fiz um acordo e colocaram meu CPF no SCR do Banco Central

Cartões Itaú
Goiânia - GO
26/04/2024 às 12:33

Com embasamento na lei venho solicitar a exclusão do meu CPF do sistema de risco de crédito REGISTRATO - SCR do Banco Central do Brasil. 1 ponto - se o banco me passou um valor com desconto para quitação , é obrigação deste retirar meu nome de qualquer instituição de análise de risco, pois mutuamente firmamos acordo sem deixar prejuízo algum , uma vez que foi aceito o pagamento . Porém meu nome no SCR torna esse apontamento visível para qualquer outra instituição financeira que consultar meu CPF no BACEN, acabando por restringir meu crédito na praça , mesmo meu nome não constando no SPC/SCPC/SERASA.
2 ponto - Ao fechar o acordo e ser feito o pagamento da primeira parcela é gerado uma nova dívida, cancelando a anterior , logo, ainda que não seja pago o acordo integralmente, meu nome deve ser limpo de imediato. 3 ponto- O artigo 43 do código de Defesa do consumidor (Lei 8.078/90) , no parágrafo 3 dispõe que sempre que encontrar inexatidão nos dados e cadastros, poderá o consumidor exigir sua imediata correção , devendo o responsável (vocês) no prazo de 5 dias úteis , comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas. Portanto , solicito a retificação dos meus dados no SCR para que não conste nenhuma dívida em prejuízo/vencida , haja vista a formalização do acordo , sob pena de serem tomadas as medidas legais cabíveis.

27/04/2024 às 11:30

Olá Rhanna,

Compreendemos o caso e esclarecemos todos os detalhes referentes ao SCR por meio de mensagem encaminhada para o seu e-mail cadastrado neste site.

Conforme detalhamos em mensagem privada, esclarecemos que não podemos de fato efetuar mudanças no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), pois eles são responsáveis pela manutenção das informações registradas e somente eles podem responder pelo processo/metodologia realizado nestes registros, uma vez que se utiliza de histórico do mercado financeiro de uma forma em geral.

Enfatizamos ainda que o SCR não é um cadastro restritivo. Estar no SCR não é um fato negativo nem impede que você pleiteie crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder crédito.

Esse sistema é o principal instrumento utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras.

Caso a mensagem enviada não esteja na caixa de entrada do e-mail, orientamos que você realize a busca através da sua caixa de “SPAM” ou a de “Lixo eletrônico” ou ainda em seu histórico realizando o login e clicando em “Minhas reclamações”.

Agradecemos a sua compreensão e qualquer dúvida, estaremos à disposição em nossos canais:

- Chat das 06h às 23h no App Itaú Cartões (Central Digital);
- Central de Atendimento: 3003 3030 ou 0800 720 3030, de Segunda à sábado (exceto feriados nacionais) das 06h às 22h;
- Itaú 30 horas para correntistas Itaú: 4004 4828 ou 0800 970 4828 - Todos os dias - 24 horas.

Atendimento Cartões Itaú.

Está com problemas com Cartões Itaú?

Emissoras e Bandeiras de Cartão de Crédito