NEGATIVA DE SINISTRO

Banco Santander
Maceió - AL
16/04/2024 às 13:33

Em 21/02/2024, ao chegar em casa me deparei com as telhas da garagem completamente danificadas, pois em Maceió como em todo estado de Alagoas havia ocorrido um evento meteorológico incomum, ventos fortíssimos e muita chuva, essas informações estão nas redes sociais e jornais , pois bem, minha casa após ventos fortes as telhas de policarbonato foram danificadas, formando ondulações e acumulando as águas das chuvas fortes do período. Isso acarretou em um excesso de peso na estrutura das telhas da garagem ocasionando na quebra e vazamento da água acumulada. Abaixo segue as fontes com corroboram com os relatos:

Fontes: https://*******

Em seguida chamei um rapaz que me ajuda recolocamos algumas telhas no lugar, pois também houve um destelhamento, e minimizamos os problemas, ao passar dos dias lembrei que a casa possuía seguro e assim solicitei o reparo, conforme SIN-959440, junto à seguradora do Santander, solicitaram todos os meus dados e relatório dos danos com seus respectivos valores, assim providenciei que uma engenheira fizesse o laudo dos danos e os valores pra recuperar a área afetada, totalizando R$ 20.000,00. Enviei todas as informações e após isso aguardei o posicionamento da seguradora;

No dia 08/04/2024 uma empresa chamada Crawford agendou uma chamada de vídeo para às 15h, que sou foi realizada quase 30 minutos após o horário agendado, tudo bem, estava já de saída de casa, pois tinha um compromisso, mas mesmo assim atendi o perito. Mostrei tudo sobre o ocorrido, enviei mais fotos pelo whatsapp, respondi todos os questionamentos e assim esperei o resultado;

No dia 10/04/2024, me enviam uma carta de negativa, vaga e genérica sem apontar os motivos claros da negativa, conforme descrito a baixo:
" Foram identificadas inconsistências no sinistro que desobrigam esta seguradora do
pagamento da indenização solicitada, uma vez que não foram satisfeitas todas as
exigências das Condições Gerais.
Para melhor entendimento, destacamos as cláusulas abaixo:
19.2. COMPROVAÇÃO DE SINISTRO 19.2.1. Caberá ao Segurado comprovar a causa,
comprovar os valores das perdas e prestar toda e qualquer assistência para que tais
requisitos sejam plenamente satisfeitos.
19.2.3. A Seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes,
produziu o sinistro, sem prejuízo do pagamento da indenização no prazo devido.
tiver sido instaurado.
E, ainda, para que ocorra a correta regulação do sinistro, é permitido que a Seguradora
solicite quaisquer documentos e/ou informações que sejam pertinentes para a continuidade
na análise.
19.3. LIQUIDAÇÃO DE SINISTRO
19.3.2. Em caso de dúvida fundada e justificável a Seguradora poderá solicitar outros
documentos, informações ou esclarecimentos complementares.
Ressaltamos que o sinistro só será reanalisado se forem encaminhados novos
documentos, que comprovem a causa, natureza e extensão dos danos reclamados.
Qualquer documentação deverá ser encaminhada dentro do prazo legal, que é de 1 (um)
ano. Para facilitar a sua compreensão, destacamos as definições abaixo, extraídas do
Código Civil Brasileiro:
Artigo 206, parágrafo 1, inciso II, alínea b do Código"
Vale salientar que não me pediram nenhum documento para comprovação, simplesmente negaram;

No mesmo dia liguei para o setor de sinistro e solicitei uma reanalise do caso, pois eu tinha como comprovar e estava a disposição para sanar quaisquer duvidas da seguradora, pois bem, de pronto fiz uma pesquisa simples na internet e o evento climático incomum em Maceió estava no youtube , nas redes sociais como também nas instituições climáticas Inmet, conforme links já informados;

No dia 15/04/2024, recebi mais uma carta de negativa, so que essa veio com uma história estapafúrdia, que eu não teria apresentado "fato novo", segue o relato da correspondência da seguradora:

Em resposta à solicitação de reanálise do sinistro, informamos que não houve alteração no
parecer registrado na correspondência enviada em 09/04/2024, na qual estão detalhados
os motivos da recusa de pagamento. Dessa forma, encerramos a presente manifestação,
uma vez que não foi apresentado qualquer fato novo que altere a conclusão da análise do
processo." Grifo nosso.

Dois pontos demonstram a falta de clareza, primeiro à primeira negativa não foi dia 09/04/2024, foi dia 10/04/2024, a segunda que eu demonstrei fato novo sim. Pelos motivos narrados solicito abertura de processo administrativo e apuração do caso em tela.

Por fim fiz outra reclamação junto a SUSEP, sob o número 2024.04/*******, essa prática de negar é padrão dessas seguradoras e isso tem que acabar .

Sem mais para o momento, agradeço.

08/05/2024 às 09:34

Bom dia, FLAVIO.
Espero que esteja tudo bem!

Sou Janimara, sinto muito pelo ocorrido, não é o tipo de situação que esperamos que aconteça.
A partir de agora sou responsável pelo seu contato e vou auxiliar com todo suporte e atenção a sua reclamação.

Após análise em sistema, foi identificado o protocolo xxxxxxxxxxx como concluído com a seguinte tratativa:

Em resposta à manifestação registrada neste canal, informamos que o evento ocorrido não possui amparo técnico. Foram identificadas inconsistências no sinistro que desobrigam esta seguradora do pagamento da indenização solicitada, uma vez que não foram satisfeitas todas as exigências das condições gerais. Para melhor entendimento, destacamos as cláusulas abaixo: COMPROVAÇÃO DE SINISTRO Caberá ao segurado comprovar a causa, natureza e extensão dos danos de qualquer sinistro reclamado neste seguro, bem como comprovar os valores das perdas e prestar toda e qualquer assistência para tais requisitos serem plenamente satisfeitos. A seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como o resultado de inquéritos ou processos instaurados em virtude do fato que produziu o sinistro, sem prejuízo do pagamento da indenização no prazo devido. Alternativamente, poderá solicitar cópia da certidão de abertura de inquérito que porventura tiver sido instaurado. Ainda que os esclarecimentos sejam importantes, lamento que o processo tenha gerado frustração e por isso peço desculpas em nome de nossa instituição. Espero oferecer uma experiência perfeita em uma próxima oportunidade.

Agora quero saber: você ficou satisfeito com o nosso atendimento aqui no Reclame Aqui? Se sim, eu ficaria muito feliz em receber a sua nota de avaliação.
A sua opinião é muito importante para saber onde podemos melhorar.
Posso contar com você? =D

Qualquer dúvida estou à inteira disposição, tenha um excelente dia.
Santander cuidando de você!

Equipe Santander! ♨️

08/05/2024 às 18:20

isso la é resposta? eu sei ler , entendi que usaram de respostas evasivas, irei judicializar.

16/05/2024 às 12:27

Nao cobrem os danos da apolice , tudo uma entolada. mandei todos os documentos solicitados e eles emviaram uma megativa evasiva sem detalhamento da negativa.

Está com problemas com Banco Santander?

Financiamentos