Paguei a dívida no Banco Santander e colocaram meu nome registrado isso errado

Banco Santander
Tucuruí - PA
17/06/2024 às 19:56
ID: 191019761

Prezados, Banco Santander

Venho por meio desta solicitar a retirada de meu nome do registro de inadimplentes do Banco Central do Brasil, relacionado a uma dívida com o Banco Santander. Informo que o débito em questão já foi integralmente quitado.

Peço que esta situação seja regularizada com a máxima urgência, visto que a manutenção [Editado pelo Reclame Aqui] de meu nome no cadastro de inadimplentes está causando constrangimentos e prejudicando minha reputação financeira.

Aguardo uma rápida solução para o problema.

20/06/2024 às 16:06

Boa tarde Matheus, como vai? Tudo bem com você?

Somos o time especialista do Reclame Aqui do Santander e recebemos a sua manifestação referente ao registrato. Meu nome é Darilda analista do banco Santander e, a partir de agora, sou responsável pelo seu contato e vou auxiliar com todo suporte e atenção a sua reclamação.

Em nome do Santander, sentimos muito pelo sentimento causado por essa situação e não é o que esperamos que aconteça.

Compreendemos perfeitamente o seu descontentamento, estamos aqui para lhe prestar todos os esclarecimentos, contribuindo para sua melhor compreensão.

Em resposta à sua manifestação, após análise detalhada em nossos sistemas, identificamos que não constam restrições nos órgãos de proteção ao crédito atrelado ao seu CPF por parte do Banco Santander.

Informamos que, mesmo com a dívida liquidada, o SCR é apenas informativo nestas questões.

O SCR trata-se do sistema de informações de crédito do Banco Central, onde constam informações obtidas junto as instituições financeiras sobre operação e títulos com caráter de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas ou jurídicas com valor total, ou superior a R$ 200,00 a vencer, ou vencidas.

Com relação à inserção ao Banco Central, informamos que todos os contratos realizados com o Banco Santander são repassados ao Banco Central, estando eles ativos ou quitados, conforme a normativa do BACEN.

O sistema SCR BACEN não possui caráter restritivo de crédito e os apontamentos são realizados mensalmente, conforme a situação contábil da operação até a sua liquidação.

A anotação de prejuízo ocorre quando há um período de seis meses ou mais sem a regularização de uma pendência.

O Banco Central guarda a informação de prejuízo em seu banco de dados por pelo menos mais 60 meses (cinco anos) após a quitação da dívida.

Outro ponto muito importante é que as instituições só podem consultar o relatório do SCR com a devida autorização do titular do CPF; por isso, é essencial se atentar aos termos e condições apresentados a você.

A saber: A Lei Complementar 105, de 10/1/2001, em seu art. 1º, parágrafo 3º, determina que não constitui violação do dever de sigilo a troca de informações entre instituições financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermédio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. O CMN, por meio da Resolução n.º 4.571, de 26/5/2017, dispõe que as instituições financeiras poderão consultar as informações consolidadas por cliente constante do sistema, desde que obtida autorização específica do cliente para essa finalidade. Em realidade, depende do tomador de crédito permitir ou não o compartilhamento de dados. Sem a autorização do cliente, nenhuma instituição financeira pode acessar seus dados no sistema.

O SCR preserva a privacidade do cliente, pois exige que a instituição financeira possua autorização expressa do cliente para consultar as informações que lhe dizem respeito. Importante: as pessoas físicas e jurídicas com registro no Sistema de Informações de Crédito não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos. Prevalecerá sempre o entendimento entre o cliente e a instituição financeira.

Esperamos que tenha compreendido nossos esclarecimentos.

Agradecemos o seu contato e informamos que estamos à disposição em todos os nossos canais oficiais de atendimento, sempre que precisar.

Aproveitamos também para pedir que você não esqueça de deixar a sua avaliação através do Reclame Aqui. Sua opinião é muito importante para podermos melhorar sempre a experiência dos nossos clientes.

Pedimos desculpas por eventuais transtornos.

Desejamos uma ótima tarde!

Equipe Santander ♨️

ESTAMOS CONECTADOS 24 HORAS, 7 DIAS POR SEMANA.

20/06/2024 às 20:46

Obrigado então pelas informações

Está com problemas com Banco Santander?

Financiamentos