PAGUEI DIVIDA MAS AINDA CONSTA COMO PREJUIZO

Banco Santander
Campina Grande - PB
22/02/2024 às 21:12

Recentemente aceitei uma proposta a qual o banco santander fez junto comigo a qual já fiz o pagamento porem em relacao ainda me mostra a informacao cmo prejuizo no registrado do Bacen no valor de R$ 1.597,82 SEI DE MEUS DIREITOS ESTOU ENTRANDO EM CONTATO AQUI PARA QUE ISSO POSSA SER RESOLVIDO O QUANTO ANTES INCLUSIVE DA MESMA FORMA QUE EU FIZ O PAGAMENTO DA DIVIDA DO ACORDO AVISTA DESEJO O COMPROVANTE REFERENTE A FINALIZACAO DESSA DIVIDA CASO CONTRARIO IREI PROCURAR MEUS DIREITOS ESPERO QUE ISSO SEJA RESOLVIDO O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

23/02/2024 às 15:25

Boa tarde Jomasse, tudo bem? Esperamos que sim.

Antes de tudo vale ressaltar que o SCR é administrado pelo Banco Central do Brasil e o próprio Banco Central explica em seus portais oficiais que o SCR não impede um cidadão de adquirir novas linhas de crédito.

Lembramos que a Declaração de Quitação de Débitos é um documento oficial e pode ser apresentada por você junto às instituições com as quais venha a ter algum vínculo.

Queremos te tranquilizar pois, estamos aqui pra te ajudar, buscamos a melhor resolução possível para cada caso , por isso acreditamos na importância de esclarecer sobre o funcionamento e atualização nos dados no SCR.

O SCR é um histórico da vida financeira, por isso ele guarda todas as informações de crédito, de todos os bancos e instituições com os quais você tem ou teve algum vínculo.

Sendo assim, por se tratar de um histórico, as informações do passado permanecem disponíveis para consulta e visualização.
A anotação de prejuízo ocorre quando há um período de seis meses ou mais sem a regularização de uma pendência.

**O Banco Central guarda a informação de prejuízo em seu banco de dados por pelo menos mais 60 meses (cinco anos) após a quitação da dívida.**

**Outro ponto muito importante é que as instituições só podem consultar o relatório do SCR com a devida autorização do titular do CPF, por isso é essencial se atentar aos termos e condições apresentados a você.**

Você pode conferir essas informações no portal oficial do Banco Central do Brasil sobre o SCR neste link: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr

A saber:

A Lei Complementar 105, de 10/1/2001, em seu art. 1º, parágrafo 3º, determina que não constitui violação do dever de sigilo a troca de informações entre instituições financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermédio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.

O CMN, por meio da Resolução nº 4.571, de 26/5/2017, dispõe que as instituições financeiras poderão consultar as informações consolidadas por cliente constantes do sistema, desde que obtida autorização específica do cliente para essa finalidade.

Em realidade, depende do tomador de crédito permitir ou não o compartilhamento de dados. Sem a autorização do cliente, nenhuma instituição financeira pode acessar seus dados no sistema.

O SCR preserva a privacidade do cliente, pois exige que a instituição financeira possua autorização expressa do cliente para consultar as informações que lhe dizem respeito.

**Importante: as pessoas físicas e jurídicas com registro no Sistema de Informações de Crédito não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos. Prevalecerá sempre o entendimento entre o cliente e a instituição financeira.**

Qualquer dúvida estou à inteira disposição, tenha um excelente dia!

Santander cuidando de você!

Equipe Santander! ♨️

13/03/2024 às 08:43

Olá Jomasse ! 😊

A sua opinião é muito importante para saber onde podemos melhorar.
Posso contar com você? =D
Att,
Equipe Santander ♨️

Está com problemas com Banco Santander?

Financiamentos