Restrição Registrato

Banco Santander
Salvador - BA
21/05/2024 às 12:34
ID: 189219787

Olá, fiz a quitação da dívida e solicito a retirada de prejuízo do meu SCR e a retirada de restrição interna.

22/05/2024 às 14:14

Olá Marlene, tudo bem? Esperamos que sim!
A partir de agora, sou responsável pelo seu contato e vou auxiliar com todo suporte e atenção a sua reclamação referente à sua consulta no Registrato.
Primeiramente lamentamos a situação passada, sendo assim, recebemos a demanda que você registrou junto ao Reclame Aqui e gostaríamos de apresentar os esclarecimentos.
Esclarecemos que o Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS no País.

De acordo com Normas específicas do SCR, disponível no site: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scrnormasemvigor.
Mensalmente as instituições financeiras, reportam as informações sobre as operações concedidas, para fins de registros naquela base de dados, referente a créditos com responsabilidade total igual ou superior a R$ 200,00, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.
Trata-se de um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, por este motivo relatórios anteriores não são excluídos.
É possível ver que a dívida foi paga quando você consultar o relatório no mês seguinte ao pagamento.
Contudo, é importante destacar que o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada.
Devido à faixa de atraso, as operações foram classificadas em prejuízo e reportadas à informação ao SCR nessa condição.
O SCR não é um cadastro restritivo e sim informativo, pois nele há informações tanto positivas quanto negativas.
O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos, é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente.
Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede que o cliente pleiteie crédito às instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito.
Esperamos ter lhe esclarecido, mas se ainda ficou alguma dúvida, permaneceremos à sua disposição através da nossa plataforma e em todos os nossos canais de atendimento.

A sua opinião é muito importante para saber onde podemos melhorar.
Posso contar com você? =D

Qualquer dúvida estou à inteira disposição, tenha um excelente dia!
Santander cuidando de você!

Abraços,
Equipe Santander! ♨️

23/05/2024 às 15:31

Olá Marlene, tudo bem? Esperamos que sim!

Sentimos muito pela sua situação e gostaríamos de trazer mais informações sobre o registro de prejuízo no SCR.
Caso queira verificar os pontos que explicaremos abaixo, todas as informações podem ser encontradas no site do Banco Central do Brasil, em: (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr) Banco Central do Brasil
Item: Dados do Relatório
Sub Item: Quais são os dados disponibilizados no relatório Empréstimos e Financiamentos (SCR)?
No Glossário, parágrafo sobre prejuízo, consta a seguinte informação:
…As instituições financeiras devem informar operações de prejuízo por 4 anos.
O Santander, assim como outras instituições financeiras, envia mensalmente os dados de todos os clientes (CPF/CNPJ) para o SCR quando os saldos contábeis são iguais ou maiores do que R$ 200.00, desde compras parceladas a perdas financeiras.
Nos casos de quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento, ou seja, o cliente está em dia. Entretanto, por regras do Bacen, pelos próximos 4 anos não haverá alteração nas informações dos meses em que constava o prejuízo na anotação de SCR, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas.
Deixamos nosso canal a sua disposição sempre que precisar!
Atenciosamente
Equipe Santander ♨️
ESTAMOS CONECTADOS 24 HORAS, 7 DIAS POR SEMANA.
Clique aqui: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/telefones-santander e confira todos os nosso canais de atendimento.

Está com problemas com Banco Santander?

Financiamentos