Erro na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) no sistema SEBRAE após atualização, impossibilitando o uso do sistema.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Seropédica - RJ

22/08/2025 às 17:20

ID: 225171167

Venho por meio deste formalizar minha indignação com o emissor SEBRAE, pois está dando erro interno a 10 dias, foi feito a atualização do assinador digital, aberto o chamado referente ao erro sem código, recebido a resposta foi realizado todo o passo a passo e reinicialização da máquina, versão do certificado de acordo com os padrões, e mesmo assim não consigo fazer a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas, o problema é do sistema, pois uso a mesma máquina, mesmo certificado digital a 4 anos. Necessito atender a demanda de NF-e e estou impossibilitada de utilizar o sistema e não tem solução para o mesmo, mesmo ligando constantemente.

Compartilhe

Resposta da empresa

25/08/2025 às 12:54

Olá, Sandra!

Em atenção à sua manifestação aproveitamos a oportunidade para esclarecer que o recolhimento do DAS é de responsabilidade da Receita Federal.

O Sebrae apenas faz a intermediação para facilitar a vida do Empreendedor. A gestão do Portal não é feita pelo Sebrae.

O sistema da Receita necessita de um tempo para a atualização que acontece apenas quando o pagamento é confirmado, o que pode demorar até 7 dias.

Passado esse tempo, e o pagamento não foi reconhecido, é importante verificar se não houve a digitação errada do código de barras no momento do pagamento.

Nesse caso, é necessário fazer a comprovação da quitação na própria Receita Federal. Se o acesso a essa informação for feito por meio do aplicativo do Sebrae, você pode tentar clicar no mês pago, em seguida voltar para a todos os pagamentos e depois clicar em atualizar pagamentos.

Se ainda assim não der certo, indicamos o canal correto para solucionar a sua demanda: https://*******

Caso prefira, você pode acionar a ouvidoria do governo para resolução do seu problema: https://*******

Lembrando que, o prazo de análise do processo e baixa da pendência, é determinado pelo próprio Portal do Empreendedor (Governo).

Permanecemos à disposição.
Ouvidoria SEBRAE

Réplica da empresa

25/08/2025 às 13:04

Prezada Sandra,

Peço que desconsidere a mensagem anterior, enviada por engano. Informo que sua solicitação foi devidamente cadastrada e já está sendo analisada pela equipe responsável.

Atenciosamente,
Ouvidoria Sebrae

Réplica da empresa

26/08/2025 às 17:53

Olá, Sandra!

Agradecemos por entrar em contato e lamentamos o transtorno que você está enfrentando.

Conforme identificado por nosso fornecedor, esse erro costuma ocorrer devido à configuração incorreta das versões dos protocolos de segurança TLS (Transport Layer Security) no Windows.

Isso pode dificultar a comunicação do certificado A3 com os servidores da Receita Federal.

Para corrigir o erro na emissão do certificado A3, siga os passos abaixo:

1.Pressione as teclasWindows + R, https://******* pressioneEnter.

2.Na janelaPropriedades de Internet, acesse a abaAvançado.

Desmarque as opções"Usar TLS 1.0"e"Usar TLS 1.1".
Marque apenas"Usar SSL 3.0"e"Usar TLS 1.2".
Clique emOKpara salvar as alterações.

3.Reinicie o computador e tente emitir a nota novamente.

Antes da emissão, certifique-se de abrir oAssinador Digital.

Caso o problema persista, verifique se a versão do seu SafeSign é3.7 ou superior, pois versões anteriores podem apresentar incompatibilidades. Para verificar:

Conecte o token USB ao computador.
Acesse oPainel de Controlepelo menu Iniciar.
Clique emProgramas e Recursos(ouAdicionar ou Remover Programas, dependendo da versão do Windows).
Procure porSafeSignna lista (pode aparecer comoSafeSign ICouSafeSign Identity Client).
Confirme a versão exibida.

Se o SafeSign não estiver instalado, pode ser necessário baixar a versão mais recente recomendada pelo fabricante.

Enviamos um documento por e-mail, com instruções detalhadas para auxiliar na correção do erro.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,
Ouvidoria Sebrae