Seculus Eventos: Venda Casada, Práticas Abusivas e Mau Atendimento em Formatura

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Santo André - SP

19/03/2026 às 23:36

ID: 243801067

Minha experiência com a Seculus Eventos na minha formatura foi extremamente frustrante e decepcionante. No momento da venda da colação de grau, foi informado claramente que haveria fotógrafos profissionais, porém que também seria permitido tirar fotos com familiares. Em nenhum momento foi dito que não poderíamos usar a beca para esses registros pessoais.

No dia da formatura, a realidade foi completamente diferente. Fomos impedidos de tirar fotos com a beca, criando uma situação constrangedora e totalmente oposta ao que foi prometido. Isso dá a entender que há uma tentativa de forçar os formandos a adquirirem os serviços fotográficos oferecidos, com valores extremamente abusivos posteriormente.

Essa prática pode ser caracterizada como venda casada, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, conforme o artigo 39, inciso I, que veda condicionar um serviço ao fornecimento de outro.

Além disso, passei por uma situação extremamente desagradável: eu estava com minha filha pequena, que estava chorando, e por estar usando chapéu e beca, fui abordada de forma grosseira por uma funcionária, que tentou me obrigar a largar minha filha. Para evitar mais estresse e não estragar um momento tão importante, acabei tirando o chapéu e entregando a ela, mesmo estando completamente desconfortável com a situação.

Foi um momento que deveria ser especial, mas acabou sendo marcado por desrespeito, falta de transparência e práticas abusivas. Fica aqui minha indignação e alerta para quem estiver pensando em contratar o serviço: questionem tudo e exijam que tudo seja colocado por escrito, para não passarem pelo mesmo que eu.

Compartilhe