Querem me cobrar por um álbum q eu não pedi!

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

27/10/2016 às 15:50

ID: 21790263

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

No dia 24 de Agosto, me formei no IBMR em psicologia. Na data em questão foram retiradas várias fotos, sem compromisso, e alguém da empresa entraria em contato.

No dia 24 de Outubro recebi a ligação de um rapaz agendando a visita de Carla para me apresentar os produtos e a possibilidade de encomenda. Ficou marcado q a vendedora Carla iria minha casa. Na mesma noite, eram já 21h30 - ela foi até lá em companhia de um senhor e me apresentou um álbum – q eu não havia autorizado a confecção – assim como os outros produtos.

Explicou-me q somente o álbum - que já estava pronto, sem eu pedir - seria R$ 2.*******, 00, mas que se o álbum e mais todos os outros produtos seriam meu por 6 x de *******,00. Prometeu q os outros produtos seriam entregues em até 90 dias. Aceite a proposta e assinei o contrato. Até mandei a foto escolhida para fazer o poster de meu whatsapp porq ela não tinha como bater do celular dela. Já passava das 22h quando ela saiu lá de casa e me preparei para dormir.

Foi quando eu recebi a ligação de Carla dizendo q havia feito o cálculo errado e que eu teria de pagar mais R$*******,00 para ficar com os produtos ou deveria tirar um deles (o pôster, se não me engano). Relatou q se eu não pagasse, ela teria que pagar e poderia ser até demitida. Achando a história muito estranha e não querendo q isso acontecesse disse a ela q cancelasse a compra toda e viesse buscar o álbum. Ela concordou. Como já estava de camisola, perguntei se ela não poderia buscar o álbum no dia seguinte na portaria e deixar o comprovante do estorno. E assim foi combinado. Mais tarde, na mesma noite, recebi uma mensagem dela dizendo q não havia conseguido cancelar a compra porque pedia a senha que só seu supervisor tinha.

No dia seguinte, de manhã, respondi dizendo q iria ficar no aguardo da confirmação do cancelamento. À tarde, a funcionário me mandou outra mensagem dizendo q falar com seu gerente e não seria descontada e que eu podia optar por pagar o valor cobrado ou ligar para ele. Quando via mensagem pensei: Como assim, não fora esse o combinado. Respondi no dia seguinte – por estar com meu pai no hospital e não estar com tempo para acessar o whats – que queria o cancelamento como combinado com ela.

Mais uma vez, de forma evasiva, a funcionária – aquela mesma q estivera em minha casa tarde da noite - respondeu que eu teria q resolver com o gerente Paulo. Até aí, não houve nenhum movimento da empresa em entrar em contato por telefone, procurar uma conciliação, propor um acordo, dar uma satisfação. Se eu quisesse, eu que deveria procurar o gerente.

Em seguida, a mesma funcionária mandou um whats para dizer q se eu quisesse cancelar, teria que ficar com o álbum de R$2.*******,00, aquele mesmo que eu não havia mandado fazer e no mesmo dia disse q não ficaria com ele.

Pedi que meu marido ligasse para o telefone dado, porque a essa altura eu já estava mais que indignada, e a funcionária Lara disse que eu teria q ficar com o álbum porque o mesmo ficou na minha casa. Que só poderia ter sido cancelado se tivesse sido devolvido no mesmo dia. Informação que NÃO FOI DADA EM MOMENTO ALGUM PELA FUNCIONÁRIA CARLA. Obviamente, se ela tivesse dito isso eu colocaria o álbum no elevador na mesma noite da assinatura do contrato e ela pegaria com o porteiro.

No dia seguinte, novamente, pedi o cancelamento do pedido à sua funcionária por whatsapp e apesar de lida, não obtive resposta.

Liguei para matriz e perguntei a quem poderia falar sobre reclamação. Fui informada de que seria o Walter, de quem pedi o e-mail. Escrevi um e-mail diretamente a matriz de São Paulo pedindo a manutenção da palavra de sua funcionária quanto ao cancelamento da compra, assim como recolhimento do indevido álbum, que eu nunca pedi que fosse feito.

Lembrei a eles que, diferente do que sua funcionária incorretamente Lara disse, eu posso, sim, cancelar a compra porque segundo o código do consumidor:

“Quando a aquisição de produto ocorrer fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através de internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 (sete) dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto.

A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

Quando não há expediente do fornecedor no dia final do prazo de reflexão, o direito do consumidor se prorrogará para o 1º dia útil subsequente.

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor dispõe que:

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.

Não houve qualquer contato, nem resposta. Somente, no dia seguinte, após ligar para São Paulo e falar com a funcionária Renata recebi a confirmação do recebimento do e-mail. Quando questionei sobre algum posição da empresa , ela me disse q eu já tinha falado com a Lara e que se quisesse ligasse para a filial do Rio. Perguntada sobre alguma resposta do Walter, ela disse q ele estava no Rio e que se quisesse, que ligasse direto para lá.

Infelizmente, é lamentável quando uma organização q lida com momentos tão especiais na vida das pessoas, transformam uma memória feliz em transtorno.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

21/08/2019 às 19:16

Tive de colocá-los na justiça para ter meu dinheiro de volta.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5