Atraso na entrega de sela e dificuldade para cancelamento/estorno na Selaria América

Resolvido
Recife - PE
19/11/2025 às 12:44
ID: 232327489
NÃO COMPREM NA SELARIA AMÉRICA. Adquiri uma sela no dia 29/07/2025, no valor de R$1.700,00(um mil e setecentos reais). Foi dado um prazo entre confecção e envio de 30 dias. Porém, passado mais de 100 dias ainda não recebi a sela, apesar de diversos contatos junto à empresa. Atualmente informam que a sela foi despachada no dia 16/10/2025 com um atraso de mais de 02 meses e que a transportadora tinha extraviado a mesma. Solicitei o cancelamento e o estorno do valor pago, porém até agora nada. Descaso total com o consumidor. estou sem poder usar a sela nem tampouco comprar outra. ABSURDO.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/11/2025 às 14:09
Boa tarde amigo! A sela foi extraviada pela transportadora. Não tivemos culpa. A empresa Gontijo irá nos indenizar para devolvermos seu dinheiro. Desculpa o transtorno.
Consideração final do consumidor
19/12/2025 às 10:38
O que começou como uma compra legítima, pautada na confiança e na expectativa de cumprimento de prazo, acabou se transformando em uma sequência de descasos que impuseram ao consumidor desgaste, insegurança e perda de tempo.
Ao adquirir a sela junto à Selaria América, foi informada uma previsão de entrega para o dia 30 de agosto de 2025. Esse prazo foi determinante para a compra, pois a sela tinha finalidade específica e necessidade concreta de uso.
Ocorre que, já no primeiro momento, houve o descumprimento do prazo de fabricação, uma vez que a sela somente ficou pronta em 16 de outubro de 2025, quase dois meses após a data inicialmente prometida. Ainda assim, mesmo diante do atraso, foi mantida a expectativa de que, ao menos após a finalização do produto, a entrega ocorreria de forma regular.
A partir do despacho para a transportadora, iniciou-se uma nova fase de incerteza. Mesmo após mais de um mês do envio, a sela não foi entregue, apesar das sucessivas tentativas de contato e cobranças realizadas pela consumidora.
Diante da ausência de solução, a Selaria América forneceu um contato da transportadora responsável, identificada como GOTIVO. Ao entrar em contato direto com a transportadora, a consumidora recebeu a informação de que a sela havia sido extraviada, ou seja, o produto foi definitivamente perdido durante o transporte.
Munida dessa informação, a consumidora retornou à Selaria América, esperando uma solução imediata, já que não escolheu a transportadora, não realizou o despacho e não participou da logística de envio, sendo totalmente alheia à relação entre fornecedor e transportadora.
Contudo, para sua surpresa, a Selaria informou que somente realizaria o reembolso após ser ressarcida pela transportadora, transferindo ao consumidor o risco e a demora de uma relação comercial da qual ele não faz parte.
A consumidora deixou claro que não poderia aguardar indefinidamente, pois o atraso já era excessivo e o extravio do produto agravava ainda mais a situação. Reforçou, ainda, que a responsabilidade pela entrega é exclusiva do fornecedor, independentemente de eventuais tratativas internas com a transportadora.
Diante da formalização da reclamação inclusive por meio de canais oficiais a Selaria América, finalmente, procedeu à devolução integral dos valores pagos, encerrando o episódio apenas após significativa insistência do consumidor.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
3