Cancelamento de plano de saúde por descredenciamento unilateral de hospital e cobrança indevida de multa

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Itapecuru Mirim - MA

25/05/2026 às 21:21

ID: 249661191

Contratei o referido plano de saúde em setembro de 2025 e, desde então, vinha cumprindo integralmente com todas as minhas obrigações contratuais e financeiras. Contudo, em abril de 2026, a operadora contratada descredenciou o Hospital São Domingos de sua rede estipulada. Tal alteração ocorreu de forma unilateral e sem qualquer aviso prévio, violando o prazo mínimo de antecedência de 30 dias exigido pela legislação vigente (Art. 17 da Lei n 9.656/98).
Após vários contatos com a operadora, até o presente momento não houve retorno dos atendimentos no referido hospital, gerando grave quebra de expectativa, insegurança assistencial e severo transtorno à minha rotina de cuidados com a saúde, no entanto, até a presente data, não obtive nenhum retorno resolutivo nem a normalização dos atendimentos na referida instituição hospitalar.
Diante da evidente falha na prestação dos serviços e da perda de utilidade do contrato, que se tornou totalmente ineficaz para atender às minhas necessidades básicas de saúde, não resta outra alternativa senão pleitear o cancelamento imediato do plano.
Ocorre que, hoje ao protocolar o pedido de cancelamento (antes do vencimento mensal, qual seja 29/05/2026), anexo, a operadora enviou um boleto com vencimento para 01/06/2026, no valor de R$ 707,05. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), não existe previsão de multa contratual por fidelidade para planos de saúde individuais ou familiares. O cancelamento pode ser feito pelo consumidor a qualquer momento, sem a cobrança de penalidades ou exigência de aviso prévio.
Assim sendo, requeiro, que tal rescisão seja efetivada sem a aplicação de qualquer multa contratual ou penalidade por fidelidade, uma vez que o cancelamento foi motivado exclusivamente pelo descumprimento obrigacional e pela redução unilateral da rede credenciada por parte da operadora.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/05/2026 às 11:56

Olá, Juniar! Tudo bem com você?
Me chamo Shayene e sou seu concierge aqui na Select Operadora!

É um prazer imenso ter você conosco! Aqui, cada cliente é único, e por isso contamos com uma equipe dedicada especialmente para acompanhar de perto sua jornada e oferecer uma experiência realmente especial.

Estamos muito felizes com sua participação no nosso projeto "Voz do Cliente", onde sua vivência e opinião são o que mais importa pra gente.

Espero de coração que nossa conversa tenha sido esclarecedora e que eu tenha conseguido ajudar no que precisava. Mas, se ainda precisar de algo, é só chamar estamos sempre à disposição pelos nossos canais: 0800 224 2808 (telefone e WhatsApp).

Atenciosamente,
Select Operadora
Um coração de cada vez .

Consideração final do consumidor

29/05/2026 às 08:01

A operadora, após a minha reclamação neste canal, entrou em contato por WhatsApp para informar que a multa não será cobrada. Assim sendo, a demanda foi solucionada a contento. Agradeço pelo retorno rápido e pela postura justa da empresa em resolver o problema. O atendimento foi eficiente e o erro foi corrigido. Nota dez para o suporte pós - reclamação.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7