Cobrança indevida na troca de produto de mesmo valor presenteado com desconto

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

24/10/2025 às 14:44

ID: 230178699

De antemão quero deixar que não é pelo valor, mas sim pela política da empresa.

Imagina que você ganhou um presente (camiseta), e por causa do tamanho você se dirige a loja para efetuar a troca. Eis que você acaba por optar por outra peça com mesmo material, de tamanho (M para G), e o mais importante, de mesmo valor. Até aí tudo certo, no entanto você é informado pela atendente que foi dado um desconto na segunda peça, para pessoa que lhe presenteou, mas qual a lógica de você ter que pagar um valor maior pela peça a ser trocada, vez que a camiseta já foi paga e o valor da camiseta trocada é de igual valor ????
A justificativa da loja é que foi dado um desconto para segunda peça, no entanto, as peças que foram adquiridas pela pessoa que me presenteou foram de mesmo valor, ou seja, a segunda peça poderia ser a minha ou a dele, ou seja, com desconto ou não, não há sentido em cobrar um valor maior pela peça que foi trocada.

Sou de São Paulo e moro em Natal há pouco mais de um ano e nunca vi isso, mas entendo
que ser completamente errado, pois é impensável uma empresa fazer uma promoção na aquisição de uma segunda peça e, em caso de uma troca, a pessoa se dirige até a loja para trocar por uma peça (camiseta x camiseta), de igual valor, tenha que pagar uma diferença pq o sistema não aceita.

Oras, que mude o sistema, pois isso é errado/ilegal.

Com certeza perderam um cliente, não pelo valor, absolutamente, mas ainda que seja troca seja uma concessão (pois não havia defeito), legalmente falando, mas acredito que por bom senso não deveria ser cobrado nada a mais.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/12/2025 às 14:36

Olá, Ramalheres! Agradecemos seu contato e a oportunidade de esclarecer.

Entendemos completamente sua insatisfação e lamentamos que a experiência de troca não tenha sido positiva. Gostaríamos apenas de esclarecer que a política aplicada no seu atendimento segue o mesmo padrão de mercado e é praticada também por diversas outras marcas: em casos de troca, o crédito concedido ao cliente considera exclusivamente o valor pago pela peça no momento da compra, independentemente de descontos promocionais ou benefícios concedidos a quem realizou a compra original.

No seu caso, a camiseta foi adquirida com valor promocional na condição de "segunda peça", o que gerou redução no preço. Assim, no ato da troca, o sistema reconhece o valor pago e não o valor cheio da etiqueta. Por esse motivo, ao optar por um item de mesmo valor de vitrine, mas diferente do valor efetivamente pago, ocorre a diferença apresentada no ato da troca.

Compreendemos que, para quem recebeu o presente, isso possa parecer incoerente, mas a política existe exatamente para garantir igualdade de tratamento a todos os clientes, mantendo critérios transparentes entre valor pago e crédito concedido evitando que, por exemplo, um benefício de campanha seja convertido posteriormente em crédito integral.

Ressaltamos também que a troca foi oferecida como cortesia, já que não havia defeito de fabricação, e sempre buscamos conduzir o processo com respeito e clareza.

De todo modo, agradecemos seu retorno. Ele é extremamente importante para melhoria contínua do nosso atendimento e processos internos. Permanecemos à disposição caso queira conversar diretamente conosco para novos esclarecimentos ou futuras experiências com a marca.

Atenciosamente,
Sem Etiqueta

Réplica do consumidor

09/12/2025 às 16:48

Ok, mas se foram compradas duas peças e a segunda com um valor menor (desconto), como vcs podem aferir se o desconto foi computado na peça que eu levei ou na outra peça, se ambas são do mesmo valor ???
Entende, não tem coerência !?
Fato é, se eu fui trocar a peça por causa do tamanho, sendo de igual valor, ainda que fosse uma cortesia, que é coisa mais comum em prática no comércio, qual a lógica de eu ter que pagar a diferença dado em desconto se ambas as peças possuem o mesmo valor, ou seja, pelo raciocínio de vcs se eu tivesse levado tbem a outra peça e na hora optasse por troca lá, ao invés da que se fato foi trocada, não teria pago a diferença....não há sentido !!!

Só pra constar, como relatado, moro em Natal há pouco tempo, fiz uma festa de aniversário e ganhei umas 20/25 camisetas, vcs foram a única loja/marca que agiram dessa forma, aliás, nunca vi nada igual....e como disse, absolutamente não é pelo valor, mas incoerência da política de vendas/trocas/relacionamento com o cliente.

Réplica da empresa

23/12/2025 às 11:59

Entendemos seu ponto e agradecemos por ter detalhado a situação.

Esclarecendo de forma objetiva: em operações promocionais do tipo segunda peça com desconto, o nosso sistema aplica o desconto literalmente à segunda peça cadastrada no momento da venda ou, quando aplicável, à peça de menor valor. No seu caso específico, o registro do sistema indica que o desconto foi vinculado justamente à peça que estava sendo apresentada para troca, o que gerou a diferença no valor no ato do atendimento.

Reconhecemos, no entanto, que quando duas peças possuem o mesmo valor de etiqueta, essa lógica sistêmica não é perceptível para quem recebe o produto como presente, o que pode gerar a sensação de incoerência e entendemos seu questionamento.

Diante disso, e prezando pelo bom senso e pela boa relação com nossos clientes, mesmo mantendo nossa política comercial, iremos proceder com a troca sem qualquer custo adicional, tratando este caso como uma exceção.

Pedimos, por gentileza, que entre em contato com nosso SAC pelo telefone/WhatsApp (84) 8838-6278 (pedir para falar com Junior do SAC), que ele já está orientado e pronto para dar continuidade e concluir o atendimento.

Seguimos à disposição.

Atenciosamente,
Sem Etiqueta

Consideração final do consumidor

24/12/2025 às 13:45

As peças são lindas, material de excelente qualidade, mas se precisarem trocar, esqueçam, terão dor de cabeça. Nessa loja não vale aquela máxima que o cliente tem sempre razão. Trataram meu caso, ainda que tenham reconhecido a incoerência da loja com relação ao ocorrido, como uma EXCEÇÃO, como relato na resposta da empresa. Quem façam bons negócios, no meu caso, só posso afirmar que prederam um cliente.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0