Televisor TCL Apresenta Defeito de Vício Oculto

Juiz de Fora - MG
24/06/2024 às 22:22
ID: 191504369

Prezados responsáveis da TCL,

Gostaria de registrar uma reclamação séria relacionada à minha TV TCL modelo C825, adquirida em Janeiro de 2023. Recentemente, a TV apresentou um problema grave ao parar de exibir imagens. Após ser submetida à assistência técnica autorizada, foi diagnosticado um defeito na tela.

Fui informado pela assistência técnica que o problema reside na tela da TV, e para minha surpresa, foi mencionado que neste mesmo mês a mesma assistência recebeu outro televisor de mesmo modelo e com o mesmo defeito. Além disso, me informou que o custo da nova tela é praticamente o custo da televisão nova, além de não haver estoque disponível da tela necessária para o conserto, conforme comunicado a eles pela TCL.

Este problema é extremamente preocupante, especialmente considerando que a TV foi adquirida há apenas 1 ano e 5 meses, o que está bem dentro do período razoável de vida útil esperada para um produto desse tipo.

Com base na legislação de defesa do consumidor, entende-se que o prazo de garantia para vício oculto é aplicável neste caso, independentemente do término da garantia convencional. A TCL é responsável por resolver este problema de forma adequada e dentro dos parâmetros legais.

Portanto, solicito que a TCL tome medidas imediatas para resolver este problema, seja através da substituição da TV por um modelo equivalente, ou pela reparação da tela defeituosa com a maior brevidade possível. Caso não seja possível resolver o problema de forma satisfatória, reservo-me o direito de buscar outras medidas legais para garantir meus direitos como consumidor.

Agradeço antecipadamente pela atenção e espero uma solução rápida para este problema. Por favor, entrem em contato comigo pelo telefone ou pelo e-mail para discutir como resolveremos esta questão. Aguardo uma resposta dentro dos prazos legais estipulados.

27/06/2024 às 10:45

Olá Helder, tudo bem?

Seu televisor foi adquirido há mais de 1 ano, sendo assim não está mais no período de garantia de fábrica.

O prazo da garantia contratual de fábrica concedida para o equipamento foi de 12 (doze) meses, incluído neste os 90 (noventa) dias da garantia legal da compra. Ressaltamos também que devido tratar-se da peça principal do aparelho, o valor fica elevado, pois é uma peça importada que possui impostos locais, onde não conseguimos influenciar nos valores gerados. Dessa forma, sugerimos que negocie diretamente com o posto autorizado.

Segue link do nosso site para verificar a autorizada mais próxima: https://www.semptcl.com.br/suporte/tcl/postos-autorizados/?categoria=televisores.

Ressaltamos que por mais rígido que seja o controle de Qualidade, os aparelhos são produzidos por componentes eletrônicos que podem apresentar defeitos, independente da marca ou tempo de uso.

Site: www.tclsemp.com.br – (Chat e E-mail)
Telefone: 0800 7367 825 (segunda à sábado das 08:00 às 20:00)

Abraços,
Kennedy
EQUIPE TCL SEMP

28/06/2024 às 21:59

Prezados responsáveis da TCL,

Agradeço pela resposta, mas infelizmente, ela não aborda adequadamente a gravidade da situação e a responsabilidade da empresa perante o consumidor.

Conforme relatado anteriormente, a TV TCL modelo C825 foi adquirida ano passado e apresentou um defeito grave na tela, que foi diagnosticado pela assistência técnica autorizada que a própria TCL recomendou. Com o agravante de ter sido informado pela Assistência Técnica de que não há estoque disponível para a peça necessária para o conserto, situação que já me deixa sem TV há mais de um mês e sem nenhum posicionamento da empresa com sequer uma perspectiva de tê-la novamente.

É necessário enfatizar alguns pontos importantes:

Vício Oculto: O problema apresentado pela TV pode ser classificado como vício oculto, conforme previsto na legislação de defesa do consumidor. Este tipo de defeito se manifesta após o período de garantia convencional e não pode ser previsto no momento da compra. Portanto, a TCL é responsável pela reparação ou substituição do produto, mesmo após o término da garantia de fábrica.

Responsabilidade da Empresa: A falta de peças para a reparação de um produto dentro do período de vida útil razoável é um problema grave de logística e responsabilidade da empresa. Não é aceitável que o consumidor fique sem o produto devido à indisponibilidade de peças, especialmente quando o defeito é um vício oculto.

Solução Adequada: Não é uma solução viável apenas sugerir que eu negocie diretamente com o posto autorizado, pois já fiz isso e fui informado da impossibilidade de reparo devido à falta de fornecimento da TCL, referente a peça necessária para o reparo. Regido pelo código de defesa do consumidor, a empresa deve tomar medidas imediatas para resolver o problema, seja através da substituição do produto por um modelo equivalente ou pela reparação adequada da TV.

Reitero a necessidade de uma solução rápida e adequada para este problema. Caso a TCL ignore mais uma vez as suas responsabilidades perante este caso e não tome as medidas necessárias para resolver a situação de forma satisfatória, serei obrigado a buscar outras medidas legais para garantir meus direitos como consumidor.

Aguardo uma resposta dentro dos prazos legais estipulados.

Helder

03/07/2024 às 17:04

Empresa não possui as peças necessárias para fazer o conserto da televisão, mesmo ela estando dentro do prazo de 5 anos após a contra (1 ano e 4 meses). Solicitam o cliente procurar por conta própria uma Assistência Técnica Autorizada.

A Assistência Técnica procura a TCL em busca da peça para corrigir o problema, mas a TCL informa que não tem a peça e não tem nenhuma peça alternativa para reposição. Deixando o cliente sem televisão.

Repensem se valerá a pena adquirir uma TV TCL e passar este tipo de problema: Perder uma televisão de 5 mil reais, após 1 ano e meio de adquirida.

Está com problemas com TCL SEMP?

Eletroeletrônicos - E-commerce