Reclamação não resolvidaNão resolvido

TV COM DEFEITO DE FÁBRICA NA TELA - VÍCIO OCULTO E REPETITIVO

TCL SEMP
Maceió - AL
16/07/2024 às 18:44
ID: 193104133
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Compramos a Smart TV Led 43" Semp 43S6500 Full HD em novembro de 2021. Após 2 anos e 8 meses de uso a tela ficou escura com listras. Levei na autorizada e me informaram que não havia a peça para realizar a troca e mesmo assim o valor seria quase o valor da Tv.

Tv é um bem durável e é um absurdo durar puco mais de dois anos. No reclame aqui tem cerca de 400 reclamações sobre esse modelo o que configura um defeito de fábrica, claramente um vício oculto. Também observei que a TCL Semp atendeu consumidores com a garantia vencida e outros não. Então POR FAVOR não me venham com resposta padrão sobre a garantia do produto.

Em relação ao produto estar fora do prazo de garantia, o próprio CDC, no seu artigo 26, parágrafo 3, adota o critério da vida útil do bem, e não o critério da garantia, podendo o fornecedor ser responsabilizado pelo vício mesmo depois de expirada a garantia contratual. "o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito" "Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço". Esse já é um conceito pacificado nos tribunais, inclusive em processos levados ao STJ (Ex.: REsp 984.106 e REsp 1.787.287).

Entrei em contato com o SAC e a resposta é aquela padrão, produto fora da garantia, o consumidor deve levar para autorizada e arcar com os valores da troca da tela, que é quase o valor da TV nova.

Peço então que considerem, e por favor que seja realizada a troca da tela. Uma vez que é responsabilidade da empresa quando há um modelo com o mesmo defeito em vários exemplares. A não resolução é cabível de ação judicial.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/07/2024 às 09:38

Olá Fannyelaisa!

Seu televisor 43S6500 foi adquirido em novembro/2021, sendo assim não está mais no período de garantia de fábrica.

O prazo da garantia contratual de fábrica concedida para o equipamento foi de 12 (doze) meses, incluído neste os 90 (noventa) dias da garantia legal da compra. Nesse caso, é necessário o envio do televisor ao posto autorizado para avaliação técnica. Esclarecemos que para produtos fora de garantia o orçamento é avaliado e gerado através do próprio Posto Autorizado, no qual não temos como intervir.

Segue link do nosso site para verificar a autorizada mais próxima: https://www.semptcl.com.br/suporte/tcl/postos-autorizados/?categoria=televisores.

Ressaltamos que por mais rígido que seja o controle de Qualidade, os aparelhos são produzidos por componentes eletrônicos que podem apresentar defeitos, independente da marca ou tempo de uso.

Deixamos disponível também nossos outros canais de atendimento, caso você tenha alguma dúvida adicional:

Site: www.tclsemp.com.br – (Chat e E-mail)
Telefone: 0800 7367 825 (segunda à sábado das 08:00 às 20:00)

Atenciosamente,
Caroline
EQUIPE TCL SEMP

Réplica do consumidor

23/07/2024 às 13:04

Pelo jeito vocês só resolvem problema de vício oculto quando a gente judicializa né? vou dar mais uma chance a vcs e acionar o procom, caso continuem com essas respostas padrão de prazo de garantia, irei acionar o juizado especial e além do dano material vcs terão que arcar com o dano moral também, estou tentando resolver administrativamente, já tentei pelo whats app, email e no reclame aqui e em todos a resposta foi a mesma, se esquivando da responsabilidade do defeito de fábrica, comprovado em tantos outros casos, com a desculpa da garantia. vocês poderiam ao menos personalizar o atendimento pra parecer que levam a sério o consumidor e a legislação.

Consideração final do consumidor

15/08/2024 às 18:17

Só dão respostas padrão, sem se ater ao caso de forma individualizada. Péssimo serviço de atendimento ao cliente.

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
0

Reputação da empresa:

Ótimo
ÓTIMO
8.2/ 10
CompareVer página da empresa

Está com problemas com TCL SEMP?

Reclamar