Alocação Indevida de Pagamento e Atendimento Insatisfatório

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

03/01/2025 às 19:17

ID: 206264199

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho formalizar uma reclamação a respeito de uma série de problemas enfrentados no processo de emissão de guia DARF para as minhas operações financeiras de dezembro de *******, agravados pela alocação indevida do pagamento e pelo atendimento insatisfatório prestado pela Sencon.

Realizei um pagamento avulso de R$ 29,90 com o objetivo de emitir a guia referente às minhas operações de dezembro de *******. No entanto, conforme fui informado pelo atendimento via WhatsApp no número*******, o sistema, devido ao fato de eu ter feito a adesão de forma independente pela plataforma, alocou automaticamente o crédito para a emissão de uma guia do mês de junho de *******, que o sistema apontava como "em aberto". Essa alocação não reflete a minha ******* e gerou uma série de inconvenientes.

Além disso, fui informado de que, para corrigir o problema e realocar o pagamento para o mês de dezembro de *******, eu deveria entrar em contato com o suporte, abrir um chamado e passar por um processo extremamente burocrático. A mesma situação se aplica ao cancelamento da compra, sendo que, para tanto, é necessário também acionar o suporte, aumentando ainda mais o desgaste.

Ressalto que:

A alocação do pagamento a um mês diferente daquele solicitado não foi causada por mim, mas sim por uma falha do sistema da plataforma.

Estou perdendo horas valiosas do meu dia tentando resolver a situação. O atendimento não foi resolutivo, e não há justificativa para que eu seja submetido a tanta burocracia para uma solução simples.

O atendimento via WhatsApp não solucionou o problema, e o fato de ser direcionado a procedimentos burocráticos e demorados demonstra descaso com o consumidor.

Dessa forma, exijo:

A imediata realocação do meu pagamento para a emissão da guia referente às operações de dezembro de *******, conforme foi solicitado originalmente.
A dispensa de quaisquer exigências burocráticas adicionais, considerando que o problema foi causado pelo sistema da Sencon.

Ressalto que esta reclamação é meu último recurso, considerando o tempo e o desgaste que esta situação já me causou. Basta verificar o histórico de meus contatos via whatsapp para constatar quando iniciei as tentativas de resolução. Caso minha solicitação não seja atendida em até 5 dias úteis, tomarei as medidas cabíveis, incluindo reclamação junto ao Procon e órgãos reguladores, além de considerar a busca por reparação judicial.

Aguardo retorno imediato com a solução para o impasse.

Compartilhe

Resposta da empresa

06/01/2025 às 14:38

Boa tarde, Carlos.


O canal para suporte relativo a questões técnicas é feita via chamado ou pelo e-mail *******. Não identificamos nenhum atendimento seu aberto em nosso suporte sobre essa questão. A não ser o aberto para tratar desta reclamação na qual recebes copia em seu e-mail de cadastro com esta mesma resposta.

Os créditos são automaticamente alocados nos meses mais antigos operados, visto que o cálculo tributário deve ser sequencial e cronológico, ou seja, operações passadas podem estar interferindo na apuração de agora. Por isso essa alocação mais antiga, não é um erro, mas sim um processo de segurança para o cliente.

O crédito contratado em 02/01/******* foi alocado em dezembro/*******, porém salientamos da importância de ter todos os meses operados com contratação assim como sua custódia impreterivelmente igual à da sua corretora, para correta

Todo processo bem como ações e recibos encontra-se devidamente registrado no chamado *******.


Caso precise falar com nosso time de Experiência do Cliente novamente é só acessar enviar uma mensagem através do link: https://******* ou diretamente para *******. Assim como no canal whatsapp que possui conosco.



Esperamos ter auxiliado, e qualquer coisa, estamos sempre à disposição!



Atenciosamente,

Equipe de Experiência do Cliente

TC|Sencon

Réplica do consumidor

10/01/2025 às 19:08

gostaria de expressar minha insatisfação com a necessidade de migrar para outros canais para resolver questões que já estavam sendo tratadas via WhatsApp. Passei horas sendo atendido por esse canal, e ser direcionado para abrir um chamado ou enviar e-mail para continuidade do atendimento é, no mínimo, um processo ineficiente e desrespeitoso com o meu tempo.

Além disso, o sistema apresentado tem se mostrado confuso e pouco intuitivo. A alocação automática dos créditos em meses anteriores, ainda que justificável do ponto de vista técnico, deveria ser mais transparente e acompanhada de orientações claras ao cliente. Essa falta de clareza só aumenta a frustração.

Consideração final do consumidor

31/01/2025 às 15:12

Experiência com falta de cordialidade e muito fechados

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

4