Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui]

Serasa
Avaré - SP
12/06/2024 às 10:59
ID: 190656079

Srs. Na qualidade de consumidor solicito a retirada de todas as dividas constantes no meu cpf no sistema/aplicativo na parte de proposta/acordos/ negociações, que sejam superiores a 5 anos. Vez que superado esse prazo a dívida está prescrita não podendo mais constarem cadastros ou ser cobrada por qualquer meio, conforme estabelece o ART 43,1 E 5 do CDC ART 18,lV LGPD Sem prejuízo do disposto no ART 7 IX. Por se tratar de dívida prescrita, não podendo ser mais cobrada de nenhuma forma, independente do acesso de terceiros, conforme o julgamento do procedente no RESP 2.088.100.00 STJ.

Dessa forma, ENFATIZO novamente, solicito a imediata EXCLUSÃO de qualquer registro relativo a essas dividas, ainda que como propostas, para que não apareçam mais pra mim ou terceiros no sistema, caracterizando a cobrança.Nao sendo realizada a baixa desta imediatamente contar da ciência da reclamação, fica caracterizada o ilícito cometido, sendo a reclamação utilizada como prova, respondendo VSA pelos danos morais perda e danos e multas referentes CDC E LGPD.

12/06/2024 às 11:21

Olá, Fabiana, tudo bem? Em atendimento à sua solicitação, segue esclarecimento sobre os questionamentos feitos por você.
A plataforma “Serasa Limpa Nome” disponibiliza um ambiente digital que aproxima consumidores e credores com o objetivo apenas de negociar acordos, para quitação de dívidas, de forma totalmente voluntária.
O acesso só é possível mediante a realização de cadastro opcional e o conteúdo não é disponibilizado para terceiros. Ou seja, a visualização das informações relativas aos seus débitos que possuem ofertas de acordo é restrita a você.
Tais ofertas não se confundem com a inscrição do nome do consumidor em Cadastros de Proteção ao Crédito (art. 43 do CDC) e não há desrespeito à regra da prescrição.
A plataforma Serasa Limpa Nome informa os tipos de dívidas com ofertas de acordo pelos credores, as quais são classificadas como “Contas Atrasadas”, “Dívidas Negativadas” ou “Grupo de Dívidas”.
As dívidas prescritas são classificadas como “Contas Atrasadas” (ou seja, não negativadas). Elas venceram há mais de 5 anos e não geram qualquer impacto no score do consumidor. Portanto, não restringem a obtenção de crédito.
Reforçando as informações acima, destacamos que a decisão do STJ citada por você foi proferida em ação individual em que a Serasa não é parte e refere-se à cobrança de dívidas, não abrangendo negociações voluntárias (como é o caso do portal da Serasa).
Caso ainda tenha interesse na exclusão de tais ofertas, estamos à disposição através da Central de Ajuda: ajuda.serasa.com.br - Telefone: 3003-6300.
Atenciosamente, Serasa

Serasa

12/06/2024 às 11:34

resposta pronta para todas as reclamações. quero que retirem do banco de dados de vcs, toda e quaisquer dúvidas prescritas. é um direito meu!!!! já entrei em contato via telefone e sempre me dão prazo de 24h, caso contrário procurarei vias judicias

12/06/2024 às 11:35

não quero saber de ofertas nem é esse meu questionamento. quero que retirem imediatamente

12/06/2024 às 11:37

já enjoei de ligar e pedir a exclusão e ninguém faz nada, estou ligando para que haja exclusão desde semana passada, só prometem que vão tirar em 24h. até agora nada, retirem imediatamente

12/06/2024 às 12:02

telefone impossível de falar com atendente, eles falam que vão fazer a remoção e não fazem

Está com problemas com Serasa?

Empréstimos