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Reclamação não resolvidaNão resolvido

Contas no meu nome a mais de 5 anos

Serasa
Indaiatuba - SP
15/04/2024 às 20:00
ID: 186828839
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Prezado!
Tendo em vista que as contas, atrasadas excedem o prazo de 5 anos conforme estabelecido no artigo 431(os cadastros e dados de consumidores deve ser objetivo claros,verdadeiros em linguagem de fato compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a períodos superior e 5 anos )e 5 consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas , pelo respectivo sistemas de proteção ao crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificulta qualquer acesso ao crédito, junto aos fornecedores) do código de defesa do consumidor. Venho por meio dessa reclamação , solicitar remoção imediata no sistemas das mencionadas contars prescritas, sobe pena de incorrem em perdas e danos , ao pós a propositura de uma demanda judicial.

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Resposta da empresa

16/04/2024 às 15:03

Olá, Hadla. Tudo bem?

Em atendimento à sua solicitação, segue esclarecimento sobre os questionamentos feitos por você.

A plataforma “Serasa Limpa Nome” disponibiliza um ambiente digital que aproxima consumidores e credores com o objetivo apenas de negociar acordos, para quitação de dívidas, de forma totalmente voluntária.

O acesso só é possível mediante a realização de cadastro opcional e o conteúdo não é disponibilizado para terceiros. Ou seja, a visualização das informações relativas aos seus débitos que possuem ofertas de acordo é restrita a você.

Tais ofertas não se confundem com a inscrição do nome do consumidor em Cadastros de Proteção ao Crédito (art. 43 do CDC) e não há desrespeito à regra da prescrição.

A plataforma Serasa Limpa Nome informa os tipos de dívidas com ofertas de acordo pelos credores, as quais são classificadas como “Contas Atrasadas”, “Dívidas Negativadas” ou “Grupo de Dívidas”.

As dívidas prescritas são classificadas como “Contas Atrasadas” (ou seja, não negativadas). Elas venceram há mais de 5 anos e não geram qualquer impacto no score do consumidor. Portanto, não restringem a obtenção de crédito.

Reforçando as informações acima, destacamos que a decisão do STJ foi proferida em ação individual em que a Serasa não é parte e refere-se à cobrança de dívidas, não abrangendo negociações voluntárias (como é o caso do portal da Serasa).

Caso ainda tenha interesse na exclusão de tais ofertas, estamos à disposição através da Central de Ajuda: ajuda.serasa.com.br - Telefone: 3003-6300.

Atenciosamente,
Vinícius.

Serasa

Consideração final do consumidor

16/05/2024 às 15:31

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