Dívida há mais de 6 anos aparecendo no Serasa
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesPreciso que o Serasa retire as dívidas prescrita que aparece lá de acordo com a lei não pode está exposto
Resposta da empresa
27/05/2024 às 09:40Olá, tudo bem?
Em atendimento à sua solicitação, segue esclarecimento sobre os questionamentos feitos por você.
A plataforma “Serasa Limpa Nome” disponibiliza um ambiente digital que aproxima consumidores e credores com o objetivo apenas de negociar acordos, para quitação de dívidas, de forma totalmente voluntária.
O acesso só é possível mediante a realização de cadastro opcional e o conteúdo não é disponibilizado para terceiros. Ou seja, a visualização das informações relativas aos seus débitos que possuem ofertas de acordo é restrita a você.
Tais ofertas não se confundem com a inscrição do nome do consumidor em Cadastros de Proteção ao Crédito (art. 43 do CDC) e não há desrespeito à regra da prescrição.
A plataforma Serasa Limpa Nome informa os tipos de dívidas com ofertas de acordo pelos credores, as quais são classificadas como “Contas Atrasadas”, “Dívidas Negativadas” ou “Grupo de Dívidas”.
As dívidas prescritas são classificadas como “Contas Atrasadas” (ou seja, não negativadas). Elas venceram há mais de 5 anos e não geram qualquer impacto no score do consumidor. Portanto, não restringem a obtenção de crédito.
Reforçando as informações acima, destacamos que a decisão do STJ citada por você foi proferida em ação individual em que a Serasa não é parte e refere-se à cobrança de dívidas, não abrangendo negociações voluntárias (como é o caso do portal da Serasa).
Caso ainda tenha interesse na exclusão de tais ofertas, estamos à disposição através da Central de Ajuda: ajuda.serasa.com.br - Telefone: 3003-6300
Permaneço à disposição!
Te desejo uma ótima semana!
Atenciosamente,
Tayná.
Serasa
Réplica do consumidor
07/11/2024 às 16:42Só quero que tire da plataforma do aplicativo do Serasa as dívidas de mais de 5 anos
Réplica da empresa
16/11/2024 às 14:30Olá, Windston!
Respondemos o seu questionamento através do e-mail que você cadastrou no Reclame Aqui. Caso não tenha mais acesso, recomendamos que atualize os dados no site para visualizar o nosso retorno.
Se preferir, estamos disponíveis também nos canais:
Central de ajuda - https://ajuda.serasa.com.br.
Central de atendimento ao consumidor - 3003-6300 (segunda a sexta-feira - 08h00 às 20h00).
Qualquer dúvida, conte com a gente!
Hamir.
Serasa
Consideração final
27/11/2024 às 09:40A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.