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Reclamação em réplicaEm réplica

Remoçao do sistema de dividas prescritas

Serasa
Porto Velho - RO
16/04/2024 às 10:39
ID: 186863127
Status da reclamação:
Reclamação em réplicaEm réplica

Na qualidade de consumidor [Editado pelo Reclame Aqui], solicito a retirada de todas as dividas constantes em meu cadastro no sistema/ aplicativo/na parte de proposta por se tratarem de dividas prescritas. Vivo, Oi e Ativos S.A.
tendo em vista que as contas atrasadas excedem o prazo de 5 anos, conforme estabelecido no art. 43, 1 - Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos. e 5 - Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores - código de defesa do consumidor.
Solicito a remoção imediata das contas prescritas no sistema já mencionado sob pena de incorrerem em perdas e danos, após a propositura de demanda judicial.

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Resposta da empresa

16/04/2024 às 15:35

Olá, Luciano. Tudo bem?

Em atendimento à sua solicitação, segue esclarecimento sobre os questionamentos feitos por você.

A plataforma “Serasa Limpa Nome” disponibiliza um ambiente digital que aproxima consumidores e credores com o objetivo apenas de negociar acordos, para quitação de dívidas, de forma totalmente voluntária.

O acesso só é possível mediante a realização de cadastro opcional e o conteúdo não é disponibilizado para terceiros. Ou seja, a visualização das informações relativas aos seus débitos que possuem ofertas de acordo é restrita a você.

Tais ofertas não se confundem com a inscrição do nome do consumidor em Cadastros de Proteção ao Crédito (art. 43 do CDC) e não há desrespeito à regra da prescrição.

A plataforma Serasa Limpa Nome informa os tipos de dívidas com ofertas de acordo pelos credores, as quais são classificadas como “Contas Atrasadas”, “Dívidas Negativadas” ou “Grupo de Dívidas”.

As dívidas prescritas são classificadas como “Contas Atrasadas” (ou seja, não negativadas). Elas venceram há mais de 5 anos e não geram qualquer impacto no score do consumidor. Portanto, não restringem a obtenção de crédito.

Reforçando as informações acima, destacamos que a decisão do STJ foi proferida em ação individual em que a Serasa não é parte e refere-se à cobrança de dívidas, não abrangendo negociações voluntárias (como é o caso do portal da Serasa).

Caso ainda tenha interesse na exclusão de tais ofertas, estamos à disposição através da Central de Ajuda: ajuda.serasa.com.br - Telefone: 3003-6300.

Atenciosamente,
Vinícius.

Serasa

Réplica do consumidor

16/04/2024 às 15:39

independente do posicionamento do Serasa, o código de defesa do consumidor me assegura o direito de que tais informações sejam removidas do sistema, independente se os itens mencionados são de consulta interna e teoricamente não afetam o score.

Réplica do consumidor

16/04/2024 às 15:39

independente do posicionamento do Serasa, o código de defesa do consumidor me assegura o direito de que tais informações sejam removidas do sistema, independente se os itens mencionados são de consulta interna e teoricamente não afetam o score.

Réplica da empresa

16/04/2024 às 16:32

Olá, Luciano!

Respondemos o seu questionamento através do e-mail que você cadastrou no Reclame Aqui. Caso não tenha mais acesso, recomendamos que atualize os dados no site para visualizar o nosso retorno.

Se preferir, estamos disponíveis também nos canais:
Facebook - www.facebook.com/serasa.com.br/.
Central de ajuda - https://ajuda.serasa.com.br.
Central de atendimento ao consumidor - 3003-6300 (segunda a sexta-feira - 08h00 às 20h00).

Qualquer dúvida, conte com a gente!
Equipe Serasa.

Serasa

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