Retirar do SPC Serasa dívida preescrita
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesConsiderando que estas dividas já tem mais de 5 anos (preescritas)e não podem ser mais cobradas de acordo com o recurso especial no2.088.100-SP(2023/0264519-5.
Solicito que cessem imediatamente todo e qualquer tipo de cobrança em meu nome referente a esses débitos .
Caso não cessem serve a presente reclamação para evidênciar o ilícito cometido,de modo que vocês poderão responder por perdas e danos morais.
Resposta da empresa
18/04/2024 às 15:15Olá, Renata. Tudo bem?
Em atendimento à sua solicitação, segue esclarecimento sobre os questionamentos feitos por você.
A plataforma “Serasa Limpa Nome” disponibiliza um ambiente digital que aproxima consumidores e credores com o objetivo apenas de negociar acordos, para quitação de dívidas, de forma totalmente voluntária.
O acesso só é possível mediante a realização de cadastro opcional e o conteúdo não é disponibilizado para terceiros. Ou seja, a visualização das informações relativas aos seus débitos que possuem ofertas de acordo é restrita a você.
Tais ofertas não se confundem com a inscrição do nome do consumidor em Cadastros de Proteção ao Crédito (art. 43 do CDC) e não há desrespeito à regra da prescrição.
A plataforma Serasa Limpa Nome informa os tipos de dívidas com ofertas de acordo pelos credores, as quais são classificadas como “Contas Atrasadas”, “Dívidas Negativadas” ou “Grupo de Dívidas”.
As dívidas prescritas são classificadas como “Contas Atrasadas” (ou seja, não negativadas). Elas venceram há mais de 5 anos e não geram qualquer impacto no score do consumidor. Portanto, não restringem a obtenção de crédito.
Reforçando as informações acima, destacamos que a decisão do STJ foi proferida em ação individual em que a Serasa não é parte e refere-se à cobrança de dívidas, não abrangendo negociações voluntárias (como é o caso do portal da Serasa).
Caso ainda tenha interesse na exclusão de tais ofertas, estamos à disposição através da Central de Ajuda: ajuda.serasa.com.br - Telefone: 3003-6300.
Atenciosamente,
Vinícius.
Serasa
Consideração final
18/10/2024 às 15:15A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.