CNH não renovada automaticamente e falta de suporte

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Lajeado - RS

27/01/2026 às 15:43

ID: 238985309

Olá, minha CNH venceu no dia 20/01/2026 e cumpro todos os requisitos para renovação automática. Até o momento, dia 27/01/2026 a mesma não foi renovada automaticamente. Tentei contato pelos telefones 0800 sem sucesso. Consegui contato com o Detran RS, porém o mesmo diz que eles não respondem que seria com o Serpro. Algumas pessoas dizem pra esperar 30 dias e se eu esperar os 30 dias e não renovar daí irei ficar sem dirigir devido uma falha do sistema? O Serpro deveria se manifestar OFICIALMENTE do que devemos fazer. Pois minha carteira está vencida e eu estou IRREGULAR aguardando. Sem CENTENAS de casos iguais ao meu na internet, talvez milhares.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/02/2026 às 15:48

Boa tarde, Marlon. Tudo bem?

Meu nome é George e serei o responsável por acompanhar sua demanda.

Compreendemos como essa situação pode ser frustrante, especialmente por se tratar de um recurso recente.

Esclarecemos que a renovação automática é concluída de forma gradual, dentro do prazo legal de até 30 dias para circulação com a CNH vencida.

Também há a opção de realizar o processo pelo fluxo tradicional, cumprindo todas as etapas necessárias, sem precisar aguardar o prazo de até 30 dias.

Ressaltamos que, para a renovação automática, é necessário atender aos seguintes requisitos:

Adesão e cadastro ativo no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC);

Inexistência de bloqueios no prontuário da CNH;

Para condutores das categorias C, D e E, realização de exame toxicológico com resultado negativo até 90 dias antes do vencimento da CNH.

Recomendamos que acompanhe regularmente o status da sua CNH e mantenha seus dados sempre atualizados.

Caso, ao final do período de 30 dias após o vencimento, a renovação automática não tenha sido concluída, orientamos que realize o procedimento pelo fluxo tradicional junto ao Detran do seu estado ou entre em contato com a Senatran por meio dos seguintes canais:

Plataforma Fala.BR
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 2029-8090

Agradecemos a compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

George - Atendimento Serpro

Consideração final do consumidor

13/02/2026 às 09:03

Eu cumpria todos os requisitos e renovou automaticamente só depois de vencida. O processo começou uns 15 dias depois de a CNH estar vencida, levando mais uns 10 dias pra finalizar. Então é esperar o prazo de 30 dias após o vencimento da CNH. Deveriam colocar essa informação no site.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7