Fecomércio emite datas conflitantes para adesão ao Cartão do Empresário, gerando desconfiança sobre autenticidade.

Não resolvido
Fortaleza - CE
31/03/2026 às 20:43
ID: 244871885
A Fecomércio me enviou uma declaração oficial afirmando que minha adesão ao Cartão do Empresário ocorreu em 01/05/2019 (feriado nacional).
No entanto, o próprio sistema de atendimento da Fecomércio, em resposta a consulta por WhatsApp, registra que a compra foi feita em 24/09/2019.
São duas datas oficiais da mesma instituição para o mesmo fato.
Perguntei em qual data devo confiar. A resposta foi que a declaração foi baseada em um documento que enviei para verificação de autenticidade documento esse que já apresentava indícios de adulteração (nome com W, carimbo digital, data em feriado).
Até agora, a contradição não foi explicada.
Tenho todos os registros.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/04/2026 às 10:26
Prezado José Valtemir Barreira Junior,
Recebemos seu relato e informamos que a demanda já foi encaminhada ao setor responsável, para verificação imediata junto à Fecomércio.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
01/04/2026 às 15:19
A Fecomércio (jurídico e administrativo) já tem conhecimento da situação faz uma semana, as centrais de relacionamento do SESC e da Fecomércio também tem ciência dos fatos.
Incompreensível tanta morosidade para uma solicitação tão simples.
Consideração final do consumidor
06/04/2026 às 12:44
Nenhuma resposta efetiva para solicitações tão simples.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
07/04/2026 às 18:08
Prezado,
Em resposta a reclamação de Vossa Senhoria, informamos que diferente do alegado, já respondemos a sua reclamação sobre o suposto equívoco de datas quanto a sua adesão ao Programa Cartão do Empresário Fecomércio.
O Senhor nos indagou sobre a data de sua adesão ao Programa e solicitou uma declaração. Respondemos presencialmente e, atendendo a sua solicitação foi emitida uma declaração com amparo no documento denominado TERMO DE ADESÃO AO CARTÃO DO EMPRESÁRIO FECOMÉRCIO, documento, este, que nos foi enviado por Vossa Senhoria, datado de 01/05/2019, onde consta na Cláusula Sexta que a vigência é de 12 (doze) meses a contar da data da assinatura, logo, a sua adesão ao Programa Cartão do empresário Fecomércio OCORREU NO DIA 01/05/2019.
Importa mencionar que no referenciado documento o nome de Vossa Senhoria (José Valtemir) é citado em três ocasiões, sendo a primeira no campo EMPRESA, onde consta seu nome grafado com a letra V. A segunda ocasião é no campo REPRESENTANTE LEGAL, onde seu nome é grafado com a letra V e, por fim, no campo ASSSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL, onde seu nome também é grafado com a letra V, sendo induvido, nessa ocasião, que se trata de sua própria assinatura, quando comparado com a assinatura constante de sua carteira de identidade que também nos foi encaminhada por Vossa Senhoria.